segunda-feira , 30 junho 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Autoridade iraniana reaparece após ser dada como morta em ataque de Israel

Ali Shamkhani, figura importante no regime iraniano e conselheiro próximo do aiatolá Ali Khamenei, reapareceu publicamente neste sábado (28) durante um funeral de Estado em Teerã, após ter sido dado como morto pelos ataques realizados por Israel em 13 de junho.

Shamkhani, que já foi secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e ocupou cargos de alto escalão tanto no Ministério da Defesa quanto na Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), foi visto segurando uma bengala, ao lado de outras autoridades iranianas, a partir de imagens divulgadas pela mídia estatal.

Israel e parte da imprensa iraniana haviam inicialmente anunciado sua morte como resultado de uma operação israelense que visava alvos estratégicos ligados ao programa nuclear e à cúpula militar do Irã. Pouco depois, veículos estatais do país recuaram da versão inicial da informação e divulgaram uma mensagem de Shamkhani endereçada ao líder supremo: “Estou vivo e pronto para me sacrificar”.

Nos últimos anos, Shamkhani tem sido uma das principais vozes do Irã nas negociações diplomáticas com os Estados Unidos sobre o programa nuclear, tratativas que foram interrompidas após a escalada recente do conflito entre Irã e Israel.

fonte

Verifique também

“Metralhadora” de Pochmann mira classe média, empreendedores, agro e… o capitalismo todo

Imerso em suas convicções ideológicas, o economista Mácrio Pochmann segue acumulando críticas e controvérsias à …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *