quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Zelensky propõe a Putin nova rodada de negociações para cessar-fogo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou as redes sociais neste sábado para anunciar que encaminhou a Moscou proposta para uma nova rodada de negociações de cessar-fogo entre os dois países. As negociações entre Kyiv e o regime de Vladimir Putin não avançam desde o início de junho.

“Nosso Secretário do Conselho Nacional de Segurança Nacional [Rustem Umerov] propôs uma nova reunião com a Rússia na próxima semana. Eles precisam parar de se esconder das decisões. Cessar-fogo. Trocas de prisioneiros. Retorno de crianças. Fim dos assassinatos. E uma reunião entre líderes é necessária para garantir verdadeiramente uma paz duradoura. A Ucrânia está pronta”, afirmou Zelenesky, que também revelou que Umerov propôs para a semana que vem um novo encontro entre as duas comitivas.

Anteriormente, duas rodadas de negociações em Istambul entre Rússia e Ucrânia não resultaram em nenhum progresso em direção a um cessar-fogo. De acordo com o jornal The Guardian, o objetivo dos ucranianos era acelerar a troca de prisioneiros em larga escala, assim como oficializar a devolução dos corpos dos soldados mortos em combate.

No mês passado, a Rússia esboçou uma lista de exigências que incluíam apelos para que a Ucrânia ceda mais território e rejeite todas as formas de apoio militar ocidental.

Kyiv rejeitou as propostas do Kremlin e questionou o ponto de futuras negociações se os russos não estivessem dispostos a fazer concessões.

O retorno nas negociações pode ter sido causado pela atuação do presidente americano Donald Trump, após ele ter anunciado que daria à Rússia “50 dias para fazer um acordo de paz” com a Ucrania ou os russos sofreriam com as sanções dos EUA.

Trump também se comprometeu a fornecer à Ucrânia nova ajuda militar, patrocinada pelos aliados da OTAN, enquanto suas cidades sofrem ataques aéreos russos cada vez maiores.

fonte

Verifique também

Trump demite membro do Fed acusada de fazer declarações falsas para hipotecas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta segunda-feira (25) na rede …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *