THIAGO NOVAES
DO REPÓRTERMT
O criminoso preso pela Polícia Civil nessa quarta-feira (28), por seduzir e extorquir homens homossexuais em Cuiabá, foi identificado como Rudson Willian da Silva, de 30 anos. A prisão foi resultado de investigações conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
Conforme as investigações, para cometer os crimes, ele utilizava aplicativos de relacionamento e plataformas de conversas on-line, como Scoka, Bate-Papo UOL e Grindr, para atrair as vítimas. Após o primeiro contato, ele iniciava conversas de cunho sexual e íntimo. Posteriormente, de posse de informações da vida pessoal e privada das vítimas, passava a ameaçá-las para extorquir dinheiro, prática conhecida como “sextorsão”.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ele exigia transferências via Pix para não divulgar o conteúdo íntimo das vítimas, sendo os valores depositados na conta de um terceiro. Há ainda informações de que o investigado é soropositivo.
Leia mais – Criminoso grava encontros íntimos com homens e chantageia vítimas em Cuiabá
Após dias de diligências, o criminoso foi localizado nas proximidades da Rodoviária de Cuiabá, onde teve o mandado de prisão cumprido. Ele foi encaminhado à unidade policial, interrogado e confessou a prática dos crimes, relatando que gravava vídeos das vítimas durante os encontros, sem o consentimento delas, para utilizá-los posteriormente como instrumento de coação e extorsão. Finalizados os procedimentos na delegacia, ele foi encaminhado para audiência de custódia, permanecendo à disposição da Justiça.
Até o momento, sete vítimas foram identificadas, mas a Polícia Civil acredita que outras possam surgir após a prisão do investigado. As investigações tiveram início após o registro de boletins de ocorrência relatando os crimes de extorsão. Com o avanço da apuração, outras vítimas que também sofreram ameaças e extorsões foram identificadas.
O criminoso teve o mandado de prisão preventiva decretado pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias de Cuiabá. Também foram autorizadas ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar, quebra de sigilo telemático e bloqueio de valores no montante de até R$ 40 mil.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
