segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Um mês após pedido, Moraes autoriza Daniel Silveira a fazer cirurgia no joelho

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (25) que o ex-deputado federal Daniel Silveira seja submetido a uma cirurgia no joelho. Silveira poderá sair temporariamente da Colônia Agrícola Marco Aurélio de Mattos, em Magé (RJ), onde cumpre pena, para fazer o procedimento marcado para este sábado (26).

Na decisão, Moraes citou que a legislação determina que “a assistência à saúde do preso será prestada em outro local quando o estabelecimento penal não estiver aparelhado para prover a assistência médica necessária”.

O magistrado determinou que os médicos responsáveis pela cirurgia informem o período de tempo em que o ex-parlamentar precisará ficar no hospital até o retorno ao regime semiaberto.

VEJA TAMBÉM:

Moraes também oficiou a unidade prisional para que adote as providências necessárias em relação à escolta policial, que deverá ser realizada pela Polícia Penal, com “comunicação imediata” ao STF de “todas as medidas adotadas, devendo a permanência fora do estabelecimento prisional ter a duração estritamente necessária à finalidade da saída autorizada”.

Os advogados do ex-deputado deverão juntar aos autos, no prazo de
48 horas, os documentos comprobatórios da realização do procedimento cirúrgico. No dia 24 de junho, a defesa solicitou a liberação para uma “cirurgia de urgência” devido à lesão no ligamento “apresentar um desgaste no aparelho extensor e lesões condrais as quais são irreversíveis”.

Antes de decidir, Moraes determinou uma “perícia médica oficial” para “avaliação da necessidade e da urgência na realização da cirurgia prescrita”.

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap-RJ) enviou, no dia 30 do mês passado, o laudo médico recomendando a cirurgia para Silveira. O médico responsável pelo documento confirmou a necessidade de uma cirurgia para a reconstrução do ligamento cruzado anterior e reparo meniscal.

Em 7 de julho, o ministro pediu um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou a favor da realização do procedimento. Em seguida, a defesa foi intimada a informar a data da cirurgia.

Silveira foi condenado, em abril de 2022, pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo. Em outubro de 2024, ele progrediu para o regime semiaberto e, em dezembro de 2024, conseguiu liberdade condicional.

No entanto, o ex-deputado voltou à prisão no dia 24 de dezembro de 2024 após supostamente descumprir a medida cautelar de retornar à sua residência até às 22h em Petrópolis (RJ).

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *