domingo , 31 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump quer um Departamento de Guerra; entenda o porquê

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer mudar o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra, como era chamado até pouco depois da Segunda Guerra Mundial.

Em uma reunião no Salão Oval com o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, na última segunda-feira (25), Trump disse que o nome usado até 1947 “tem um som mais forte” e que deve voltar a ser usado “dentro de alguns dias ou semanas”.

“Como Departamento de Guerra, ganhamos tudo. Ganhamos tudo”, disse Trump, em referência a conflitos travados antes da criação do Departamento de Defesa, como a Primeira e Segunda Guerras. “Acho que vamos ter que voltar a isso”, acrescentou.

Em junho, Trump havia dito que o cargo de secretário de Guerra foi alterado para secretário de Defesa para atender às regras do politicamente correto. No mês passado, ele voltou ao assunto em um post na Truth Social, elogiando Pete Hegseth, a quem chamou de “secretário de Guerra”.

Trump pode alterar o nome do departamento?

A restauração do nome do maior departamento do governo dos EUA, descartado há quase oito décadas, precisa ser feita por meio de um ato do Congresso. Um funcionário da Casa Branca disse ao jornal americano Wall Street Journal (WSJ), no entanto, que o governo está estudando outros caminhos para fazer a mudança.

De acordo com a publicação, o Pentágono começou a desenvolver propostas legislativas para fazer a mudança nas primeiras semanas do segundo mandato de Trump. Uma das ideias seria pedir ao Congresso autoridade para restaurar o antigo nome do departamento e o título de seu secretário durante uma emergência nacional.

Qual a história do nome?

O Departamento de Guerra foi estabelecido em agosto de 1789 por George Washington, o primeiro presidente americano, meses depois que a Constituição foi ratificada. O primeiro secretário de Guerra do país foi Henry Knox.

Durante os mais de 150 anos em que o nome vigorou, os Estados Unidos travaram guerras contra a Grã-Bretanha, Espanha, México e Filipinas, além da Guerra Civil e da participação nas duas grandes Guerras Mundiais.  

Por que o nome foi alterado?

A função inicial do Departamento de Guerra era supervisionar o Exército, enquanto um Departamento da Marinha administrava as forças e os fuzileiros navais. Em 1947, o presidente Harry S. Truman fundiu os departamentos de Marinha e Guerra em uma única organização intitulada Estabelecimento Militar Nacional, por meio da Lei de Segurança Nacional. Dois anos depois, o Congresso alterou a Lei, mudando o nome do órgão para Departamento de Defesa.

O professor Richard H. Kohn, da Universidade da Carolina do Norte, especialista em história militar, disse ao New York Times que a mudança de nome refletiu não só uma expansão das funções do departamento (incluindo combate à guerra, política externa, inteligência e segurança nacional) como uma ênfase em evitar a guerra.

“Era para comunicar aos adversários da América, e ao resto do mundo, que a América não estava fazendo guerra, mas defendendo os Estados Unidos, e dizendo que, se isso requer guerra, existem quatro grandes serviços armados”, analisa Kohn.

fonte

Verifique também

Pedido da PF por policiais na casa de Bolsonaro fere privacidade e não tem base técnica

Um pedido da Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para colocar policiais para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *