quarta-feira , 24 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump oficializa designação do movimento Antifa dos EUA como terrorista

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o movimento Antifa do país como “organização terrorista doméstica” e o relacionou diretamente com a violência política vigente.

A ordem executiva assinada pelo mandatário nesta segunda-feira (22) declara o Antifa como “organização terrorista nacional”, atribuindo-lhe um padrão sistemático de violência política projetado para minar o Estado de Direito e reprimir a atividade política legal nos Estados Unidos.

Segundo o documento, o movimento utiliza “ataques violentos contra o Serviço de Imigração e Controle Alfandegário (ICE) e outros agentes da lei” como parte de sua estratégia para alcançar objetivos políticos por meio de coerção e intimidação.

A ordem de Trump instrui todos os departamentos e agências federais a utilizarem todas as suas faculdades para investigar, desmantelar e processar qualquer operação ilegal vinculada ao Antifa, incluindo o apoio material às suas ações violentas.

O Antifa é um movimento descentralizado de esquerda que se propõe a protestar contra grupos que consideram racistas e fascistas. Há muito tempo atrai críticas do presidente americano, que oficializou sua designação como terrorista, apesar de não existir um líder ou uma organização formal para acusar.

Em 2020, o então diretor do FBI, Christopher Wray, afirmou que o Antifa era mais uma ideologia do que uma organização formal.

A ordem executiva dá poder às autoridades para investigar e processar qualquer pessoa que atue sob o nome de Antifa e organizações que em teoria financiem suas ações.

Trump acusou abertamente a extrema-esquerda de ser responsável pela violência que o país vive no contexto do assassinato do ativista conservador Charlie Kirk no último dia 10 durante um debate com estudantes em uma universidade no estado de Utah.

fonte

Verifique também

Advogado de Trump critica postagem de Gilmar Mendes a favor de manifestações: “ativismo”

O representante de Donald Trump em disputas judiciais no Brasil, Martin de Luca, criticou o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *