O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se referir nesta terça-feira (14) à conversa que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 6, durante uma reunião na Casa Branca com Javier Milei, presidente da Argentina.
“Tivemos uma conversa muito boa”, disse o republicano em uma breve declaração ao lado do aliado sul-americano, recebido nesta terça em Washington.
Em seguida, Trump afirmou que países da América do Sul estão se aproximando dos Estados Unidos e incluiu o Brasil nessa lista. “E o Brasil, tive uma conversa muito boa com o presidente [Lula]. Eu o encontrei nas Nações Unidas antes de subir para discursar”, relembrou o líder da Casa Branca.
No Início do mês, o petista conversou com o presidente americano por uma videochamada por aproximadamente 30 minutos. Na ocasião, Lula pediu uma revisão do tarifaço de 50% sobre importações brasileiras e das sanções impostas a autoridades do país, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Trump informou na data que tinha a intenção de realizar uma reunião oficial com Lula presencialmente, o que não aconteceu desde sua posse, em janeiro. Os dois líderes viveram meses de atrito devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O encontro de Milei com Trump nesta terça-feira acontece menos de uma semana após os Estados Unidos comprarem diretamente pesos argentinos e chegarem a um acordo com o Banco Central do país sul-americano com o objeto de auxiliar na recuperação econômica da Argentina.