sexta-feira , 16 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump diz que Israel e Arábia Saudita devem normalizar relações ainda este ano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que espera que Israel e Arábia Saudita normalizem relações ainda este ano.

O mandatário americano falou sobre o assunto em entrevista à Time no último dia 15, mas a revista publicou o conteúdo da conversa apenas nesta quinta-feira (23).

“Acho que estamos muito próximos [da normalização]. Acho que a Arábia Saudita vai liderar o caminho. Tenho grande respeito e simpatia pelo rei [Salman bin Abdulaziz Al Saud], como você sabe, temos um ótimo relacionamento e acho que a Arábia Saudita liderará o caminho em direção aos Acordos de Abraão”, disse Trump, citando os compromissos que ele iniciou no seu primeiro mandato (2017-2021) e nos quais Israel já normalizou relações com quatro países islâmicos: Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Sudão.

Ao ser perguntado pela Time se acha que a Arábia Saudita aderirá aos Acordos de Abraão até o final do ano, Trump disse que sim.

“Eles [sauditas] tinham um problema com Gaza e um problema com o Irã. Agora, eles não têm esses dois problemas”, disse o presidente americano.

Foi uma referência às críticas do primeiro-ministro e príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, a Israel, pela guerra contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza (ofensiva que MBS, como é chamado, classificou como “genocídio coletivo” em novembro de 2024) e pelos ataques ao Irã durante o conflito de 12 dias entre israelenses e iranianos em junho deste ano.

Trump citou na entrevista o cessar-fogo entre israelenses e Hamas, intermediado por ele, e alegou que, após os bombardeios de Israel e dos Estados Unidos a instalações nucleares do Irã em junho, o regime de Teerã não é mais uma “ameaça iminente”.

Antes dos ataques do Hamas a Israel em 2023 (que desencadearam a guerra em Gaza), o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, havia afirmado que o país estava em negociações com a Arábia Saudita para estabelecer relações diplomáticas. Entretanto, Riad sempre condicionou tais conversas à criação de um Estado palestino.

As negociações entre Israel e Arábia Saudita teriam sido uma das motivações dos ataques do Hamas em outubro de 2023, que teriam o objetivo de sabotar as conversas – que, de fato, foram interrompidas em seguida.

A Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos, e o Irã são rivais geopolíticos e já travaram conflitos por procuração, como no Iêmen, atualmente em cessar-fogo, mas em março de 2023 reataram relações após sete anos de ruptura, em negociações intermediadas pela China.

fonte

Verifique também

Oposição prevê mais interferência do STF no Congresso em ano eleitoral

Às vésperas da corrida eleitoral de 2026, cresce no Congresso Nacional a avaliação de que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *