terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump diz que está “limpando bagunça” de Biden e elogia gestão Milei na Argentina

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a gestão do ex-presidente Joe Biden na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) e disse que está “limpando a bagunça” na Casa Branca deixada pelo antecessor. A declaração foi dada durante o discurso do republicano no evento, que reúne os principais nomes da direita mundial, realizado neste sábado (22) no centro de convenções National Harbor, nos arredores de Washington.

Trump chamou o ex-presidente democrata de “Sleepy Joe” [Joe sonolento, em português] e declarou que Biden foi o pior presidente dos Estados Unidos. “Eu tenho que limpar toda a bagunça e está uma bagunça na fronteira. Todas as coisas que Biden toca se transformam em merda”, afirmou o republicano durante o discurso.

O presidente dos Estados Unidos também saudou os líderes da direita conservadora no evento e elogiou o presidente da Argentina, Javier Milei, pelo controle da inflação no país sul-americano. “Make Argentina Great Again”, disse Trump ao usar o bordão da campanha republicana na CPAC para destacar o governo do presidente argentino.

Mais cedo, Milei também discursou no evento e criticou a possível interferência da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USaid) nas eleições brasileiras de 2022.

“As múltiplas ONGs, que vivem dos nossos impostos, dos subsídios à cultura para produzir propaganda e aqui nos Estados Unidos, o escândalo da Usaid, que destinava milhões de dólares dos pagadores de impostos para financiar revistas e canais de televisão, fraudes eleitorais como no Brasil ou governos com aspirações discriminatórias como o da África do Sul”, afirmou.

Denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) pela suposta tentativa de golpe de estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não participou do evento, mas foi lembrado por Trump. Ao citar as lideranças presentes no evento conservador, o presidente dos Estados Unidos disse que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) estava na CPAC e mandou uma mensagem para o ex-presidente. 

“Um amigo meu, Eduardo Bolsonaro, da Câmara dos Deputados do Brasil. Diga ‘oi’ para o seu pai. Obrigado. É uma ótima família. Um grande cavalheiro de uma ótima família”, declarou Trump.

Milei tem encontro com Trump na CPAC e recebe convite

Os presidentes dos Estados Unidos e da Argentina se reuniram por cerca de 15 minutos durante o evento da CPAC para tratar de reformas econômicas e das tarifas recíprocas impostas pelo norte-americano nas relações comerciais.

Durante o evento, Milei afirmou que a Argentina será o primeiro país a aderir às tarifas recíprocas propostas por Trump. Ou seja, a ideia é que a taxação dos produtos exportados seja igual para os dois países. “Se não estivéssemos restringidos pelo Mercosul, a Argentina já estaria trabalhando em um acordo de livre comércio com os Estados Unidos”, declarou.

Logo após a participação de Trump na CPAC, a Casa Branca informou pelas redes sociais que o presidente dos Estados Unidos convidou o mandatário argentino para uma visita nos próximos meses. 

“O presidente Trump se encontrou com o presidente argentino Javier Milei no CPAC, onde discutiram as reformas econômicas inovadoras do presidente Milei e como nossos países podem trabalhar mais próximos”, postou a Casa Branca.  

fonte

Verifique também

Impeachment de Moraes e aplicação da Magnitsky dividem brasileiros, diz Quaest

Uma nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta segunda (25) mostra que os brasileiros se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *