sexta-feira , 10 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump diz que Espanha deveria ser expulsa da Otan por não cumprir meta de gastos em defesa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9) que a Espanha “talvez devesse ser expulsa da Otan” por não cumprir o compromisso de gastos em defesa exigido pela aliança militar. A declaração foi feita durante uma conversa com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, no Salão Oval da Casa Branca.

“Não têm desculpa para não fazê-lo [o cumprimento do gasto com defesa]. Mas não passa nada. Talvez devessem expulsá-los da Otan, francamente”, disse Trump, referindo-se ao fato de que Madri ainda não atingiu o percentual de investimento em defesa acordado entre os aliados.

O republicano explicou que pediu aos países membros da Otan que aumentassem o orçamento militar para 5% do PIB, mas destacou que a Espanha ficou para trás.

“Acho que vocês terão que começar a falar com a Espanha”, afirmou Trump ao presidente finlandês.

Trump também lembrou que a maioria dos países atendeu ao pedido de Washington.

“A maioria pensou que não iria acontecer, e aconteceu praticamente de forma unânime”, disse o presidente americano, enfatizando que “a Espanha é o único membro que continua atrasado em relação aos compromissos de defesa”.

Esta não é a primeira vez que o líder americano critica o governo socialista espanhol. Em outras ocasiões, Trump já havia pressionado Madri a aumentar o orçamento militar, mas é a primeira vez que sugere a expulsão do país da aliança.

Após a cúpula da Otan realizada no verão europeu, a Espanha chegou a um acordo com o secretário-geral da aliança, Mark Rutte, para destinar até 2,1% do PIB à defesa – valor ainda abaixo do limite solicitado pelos Estados Unidos. O governo de Pedro Sánchez também obteve flexibilidade no cronograma para atingir a meta de 5%, compromisso que Trump considera essencial para garantir a segurança coletiva do bloco atlântico.

A declaração reacende o debate sobre o peso das contribuições dos países europeus dentro da Otan e reforça a pressão de Washington sobre os aliados que, segundo Trump, “se beneficiam da proteção americana sem cumprir sua parte”.

fonte

Verifique também

Putin admite que Rússia abateu avião da Embraer no Cazaquistão

O ditador Vladimir Putin admitiu publicamente pela primeira vez o envolvimento da Rússia na queda …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *