segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump diz que Bolsonaro “ama o povo do Brasil” e volta a falar em “caça às bruxas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender Jair Bolsonaro (PL) e dizer que o processo contra o ex-presidente brasileiro no Supremo Tribunal Federal (STF) é uma “caça às bruxas”.

“Bolsonaro é um bom homem. Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e eu o conheço. E sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo do Brasil. Ele lutou muito pelo povo do Brasil”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca nesta terça-feira (15).

“Ele negociou acordos comerciais comigo em nome do povo do Brasil. E ele foi muito duro, porque ele queria um bom acordo para seu país. Ele não é um homem desonesto. Acredito que é uma caça às bruxas e não deveria estar acontecendo”, acrescentou o presidente americano.

“Não é como se eu conhecesse, esse cara. Olha, ele não é meu amigo. Ele é alguém que conheço, e eu o conheço como representante de milhões de pessoas, de brasileiros. São ótimas pessoas, e ele ama o país. Ele lutou muito por essas pessoas e querem colocá-lo na prisão”, disse Trump.

“Ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo, porque Bolsonaro era um presidente respeitado”, finalizou o mandatário republicano.

Na noite de segunda-feira (14), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou ao STF as alegações finais que incluem o pedido de condenação de Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, e outras sete pessoas.

Numa carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, Trump afirmou que deve impor tarifas de 50% sobre importações do Brasil a partir de agosto.

No documento, Trump alegou que Bolsonaro é vítima de perseguição judicial, que decisões “secretas e ilegais” do ministro do STF Alexandre de Moraes relativas a big techs americanas representaram ataques à liberdade de expressão de cidadãos americanos e que o Brasil adota práticas comerciais injustas contra os Estados Unidos.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *