quinta-feira , 6 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump critica discurso “raivoso” de Mamdani, mas não descarta diálogo com socialista

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quarta-feira (5) que o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, deveria entrar em contato com ele, embora tenha se recusado a confirmar se pretende iniciar a comunicação pessoalmente.

Durante uma entrevista à Fox News, Trump afirmou que seria “mais apropriado” que Mamdani o procurasse primeiro e acrescentou que “veremos o que acontece” antes de qualquer reunião. O presidente insistiu que está disponível para o diálogo, mas enfatizou que a iniciativa deve partir do socialista.

Até o momento, Trump não entrou em contato com Mamdani ou sua equipe após a vitória do democrata nas eleições municipais de terça-feira.

Em comentários feitos antes da eleição, quando questionado sobre a possibilidade de se encontrar com Mamdani, Trump indicou que conversaria com ele e que se sentia na obrigação de manter contato com as autoridades locais, embora tenha expressado surpresa com os resultados.

O presidente criticou duramente o discurso de vitória de Mamdani, chamando-o de “muito raivoso” e direcionado pessoalmente a ele, e sugeriu que o novo prefeito demonstrasse mais “cortesia”.

Trump também o lembrou de que ele tem autoridade para aprovar certos fundos federais para a cidade, insinuando que qualquer cooperação poderia depender da relação que ele estabelecer com a nova administração municipal.

Durante seu discurso de vitória, Mamdani confrontou o presidente com uma de suas propostas mais polêmicas: a criação de impostos para a parcela mais rica da cidade.

O futuro prefeito de Nova York, que venceu com mais de 50% dos votos após uma participação recorde, se identifica como socialista democrático. Nascido em Uganda, Mamdani se tornará o primeiro prefeito muçulmano da cidade.

fonte

Verifique também

Sem acordo, paralisação do governo dos EUA deve se tornar a maior da história nesta terça-feira

Na 14ª tentativa, o Congresso americano não conseguiu aprovar nesta terça-feira (4) uma lei de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *