O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (9) uma proclamação que designa a próxima segunda-feira (13) como dia de Cristóvão Colombo no país.
O dia que homenageia o explorador genovês é feriado federal nos Estados Unidos desde 1934 e desde 1971 é comemorado sempre na segunda segunda-feira de outubro, mas em 2021, o então presidente Joe Biden passou a reconhecer a data como Dia dos Povos Indígenas, além do Dia de Colombo.
Alguns estados e cidades progressistas comemoram apenas o Dia dos Povos Indígenas ou as duas efemérides.
Porém, Trump assinou hoje apenas a proclamação do Dia de Colombo, sem publicar outra separada sobre o Dia dos Povos Indígenas (como Biden fazia), e criticou historiadores e ativistas progressistas que designam o explorador como um genocida.
“Incrivelmente, nos últimos anos, Cristóvão Colombo tem sido o principal alvo de uma campanha cruel e implacável para apagar nossa história, caluniar nossos heróis e atacar nossa herança. Diante de nossos olhos, radicais de esquerda derrubaram suas estátuas, vandalizaram seus monumentos, mancharam seu caráter e buscaram exilá-lo de nossos espaços públicos”, aponta o texto assinado por Trump.
“Sob minha liderança, esses dias finalmente acabaram — e nossa Nação agora se apegará a uma verdade simples: Cristóvão Colombo foi um verdadeiro herói americano, e todo cidadão é eternamente grato à sua determinação incansável”, acrescentou.