sexta-feira , 16 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump acusa Honduras de tentar mudar o resultado das eleições e exige transparência

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou Honduras de tentar alterar o resultado das eleições presidenciais em meio a atrasos injustificados da apuração, interrompida na noite de domingo, quando o candidato apoiado pelo republicano estava ligeiramente em primeiro lugar.

Com isso, ele exigiu que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) retome imediatamente a contagem, sob o risco de “consequências”, sem dar detalhes sobre as possíveis ações que os Estados Unidos poderiam tomar.

“A Comissão Eleitoral Nacional (CNE), o órgão oficial responsável pela contagem dos votos, interrompeu abruptamente a contagem à meia-noite de 30 de novembro”, disse Trump, acrescentando que “Honduras está tentando alterar os resultados” e, se isso for confirmado, “haverá consequências”.

Segundo o republicano, o órgão eleitoral interrompeu a contagem em aproximadamente 50%, quando a disputa estava muito acirrada entre Nasry “Tito” Asfura, candidato que apoiou, e Salvador Nasralla, com uma diferença de aproximadamente 500 votos a favor de Asfura, enquanto a candidata governista, Rixi Moncada, aparecia em terceiro lugar com menos da metade da porcentagem dos dois.

Trump reiterou que “centenas de milhares de hondurenhos precisam ter seus votos contados” e que a transparência no processo é essencial. Diante da situação, o líder da Casa Branca exigiu respeito do CNE pela vontade popular. Trump afirmou que a vontade expressa pelos eleitores “em números esmagadores” deve ser respeitada. Ele também afirmou que é “imperativo” que o órgão eleitoral conclua o processo. “A democracia deve prevalecer!”, declarou na Truth Social.

No X, a presidente do CNE, Ana Paola Hall, justificou que a interrupção da Transmissão Preliminar dos Resultados Eleitorais (TREP) marca o início de uma “fase mais exaustiva” da contagem.

“Devemos manter a calma, ter paciência e esperar que o CNE termine a contagem dos votos” , disse ela.

Outra conselheira do CNE, Cossette López Osorio, disse em entrevista à CNN que a interrupção na Transmissão dos Resultados Preliminares se deveu a uma falha técnica. Ela indicou que não foi uma decisão tomada pelo Conselho. “Não houve nenhuma decisão a esse respeito; não é uma vontade expressa do Conselho Nacional. É literalmente uma falha técnica na plataforma de divulgação, que estamos resolvendo ”, alegou.

Sobre o dia da votação, a membro do órgão eleitoral detalhou que houve “pequenas falhas” com os leitores biométricos, problema que foi resolvido ao longo daquele dia.

fonte

Verifique também

Diretor da CIA se reúne com ditadora interina da Venezuela, revela jornal

O diretor da Agência Central de Inteligência americana (CIA, na sigla em inglês), John Ratcliffe, se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *