sexta-feira , 16 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump acusa China de violar trégua comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (30) que o regime de Xi Jinping “violou totalmente” a trégua comercial alcançada pelos países neste mês, que tinha previsão de durar 90 dias e que, segundo ele, “salvaria Pequim de uma situação muito ruim”.

“Cheguei a um acordo rápido com a China para salvá-los do que eu pensava que seria uma situação muito ruim, e eu não queria que isso acontecesse. Graças a esse acordo, tudo se estabilizou rapidamente e a China voltou à normalidade (…) A má notícia é que a China, talvez sem surpresa para alguns, violou totalmente o acordo. Adeus ao papel de BONZINHO!”, escreveu o presidente americano em uma longa publicação em sua plataforma de mensagens própria, a Truth Social.

Trump não detalhou como a China teria quebrado o acordo firmado na Suíça, no início do mês, o segundo com um governo estrangeiro após a imposição de tarifas globais, depois do assinado com o Reino Unido.

Os países pactuaram recentemente uma trégua em sua guerra tarifária, que reduziu as tarifas americanas sobre produtos chineses de 145% para 30%, enquanto Pequim rebaixou suas taxas sobre Washington de 125% para 10%.

Segundo o acordo, essas condições permaneceriam em vigor por três meses, enquanto as delegações de ambos os países negociam um pacto mais duradouro.

A nova declaração de Trump lança novas incertezas sobre o processo de diálogo comercial com o gigante asiático, principalmente após o anúncio da Casa Branca de que revogará vistos de estudantes chineses, que deve afetar milhares de estudantes nos EUA e foi descrito por Pequim como uma decisão “discriminatória”.

fonte

Verifique também

Médicos brasileiros são impedidos de fazer vistoria em navio chinês

Médicos do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) relataram que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *