quarta-feira , 3 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

TRE-SP afasta prefeito e vice de Barueri por abuso de mídia na pré-campanha de 2024

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou, nesta segunda-feira (28), o afastamento imediato do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e de sua vice, Cláudia Marques (PSB). A dupla teve a diplomação cassada por uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha das eleições municipais de 2024.

Além da cassação, o TRE também declarou a inelegibilidade de Piteri e do ex-prefeito Rubens Furlan (PSB) por oito anos.

Em seu despacho, o juiz Régis de Castilho destacou que os embargos de declaração apresentados pela defesa não possuem efeito suspensivo e, portanto, não impedem a execução imediata da decisão.

Em nota, a gestão municipal afirmou que a decisão será objeto de recurso, tanto no próprio TRE-SP quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e defendeu que “a vontade popular expressa através dos votos será confirmada pela Justiça”.

Abuso de poder e impulsionamento ilegal

O julgamento, iniciado no fim de 2024, teve como base denúncia do ex-prefeito e então adversário de Piteri, Gil Arantes (União Brasil). Ele acusou Piteri, que era vice-prefeito na época, e Rubens Furlan de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Segundo a denúncia, Rubens Furlan teria realizado o impulsionamento pago de quase 100 postagens no Instagram, prática vedada a quem não fosse candidato, uma vez que Piteri estava cumprindo o segundo mandato consecutivo como vice-prefeito.

Continua depois da publicidade

As publicações teriam contado com a anuência e participação de Beto Piteri e Cláudia Marques, que apareceram como “coautores” das postagens nas redes sociais.

O relator do caso no TRE, juiz Régis de Castilho, considerou que houve “indisfarçável abuso midiático” com impacto na isonomia da disputa eleitoral.

fonte

Verifique também

Centrão assina urgência de PL que permite ao Congresso demitir diretoria do BC

Líderes de partidos do Centrão da Câmara dos Deputados assinaram nesta terça-feira um requerimento de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *