sábado , 17 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Toffoli prorroga investigações sobre Banco Master por 60 dias após pedido da PF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou nesta sexta-feira por mais 60 dias a conclusão das investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) no caso do Banco Master. A decisão ocorre a pedido da PF.

 No despacho, Toffoli afirmou que os argumentos apresentados pela corporação justificam a prorrogação. “Considero que as razões apontadas para prorrogação, por mais 60 (sessenta) dias, devem ser deferidas”, escreveu o ministro.

Toffoli é o relator, no Supremo, do inquérito que apura um suposto esquema de irregularidades envolvendo a instituição financeira, liquidada extrajudicialmente pelo Banco Central em novembro de 2025. A medida adotada pela autoridade monetária ocorreu após a identificação de graves problemas de solvência e indícios de práticas irregulares na gestão do banco.

As investigações buscam esclarecer a atuação de executivos, investidores e empresários ligados ao Banco Master, além de apurar eventuais crimes financeiros, como gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e desvio de recursos. Segundo investigadores, a complexidade do caso, o volume de documentos apreendidos e a necessidade de análises técnicas aprofundadas motivaram o pedido de mais prazo.

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da operação relacionada ao caso. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Daniel Vorcaro, controlador e dono do Banco Master. A PF também cumpriu um mandado de prisão temporária contra o investidor Fabiano Campos Zettel, cunhado de Vorcaro, apontado como um dos alvos centrais desta etapa da investigação.

Além disso, os agentes realizaram busca pessoal no empresário Nelson Tanure, que mantém relações comerciais e societárias com o grupo investigado. Segundo a PF, as medidas tiveram como objetivo a coleta de novos elementos de prova e o rastreamento de fluxos financeiros suspeitos.

Continua depois da publicidade

Com a prorrogação determinada pelo STF, a Polícia Federal terá mais dois meses para concluir relatórios, analisar o material apreendido e eventualmente propor novas medidas investigativas antes do encerramento do inquérito ou de seu envio ao Ministério Público.

fonte

Verifique também

Após novo vídeo de Nikolas sobre Pix, Lula ataca IA e fake news: ‘mundo da mentira’

Nesta sexta, em cerimônia no Rio, o presidente Lula disse que é preciso combater a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *