segunda-feira , 2 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Tempestades, ventos de até 100 km/h e risco de granizo colocam MT em alerta

EDUARDA FERNANDES

DO REPÓRTERMT

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas de nível laranja, classificados como de perigo, para Mato Grosso. Um dos avisos inclui Cuiabá e segue válido desde a madrugada de hoje (1º) até as 10h de terça-feira (3), com previsão de tempestades, ventos intensos e risco de granizo.

De acordo com o Inmet, o alerta laranja que atinge a capital prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de até 100 milímetros por dia, além de rajadas de vento que podem variar entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e prejuízos em áreas agrícolas. Além de Cuiabá, o aviso abrange o Centro-Sul, Nordeste e Sudeste de Mato Grosso.

Outro alerta laranja, também classificado como de perigo, foi emitido para a região Norte do estado. Nesse caso, o aviso é de chuvas intensas, com os mesmos volumes previstos de precipitação e ventos fortes, mas sem indicação de granizo. 

O Inmet orienta que, durante rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em situações de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Previsão para Cuiabá

Em Cuiabá, este domingo (1º) deve ser de calor e tempo instável. A temperatura mínima prevista é de 23°C e a máxima pode chegar a 34°C. A umidade do ar varia entre 50% e 90%.

Durante a manhã, o céu permaneceu com muitas nuvens. À tarde, há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas. À noite, o tempo segue instável, com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. Apesar das tempestades, os ventos devem permanecer fracos ao longo do dia.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


fonte

Verifique também

Pivetta defende redução da maioridade penal para 17 anos e critica leis frouxas: “A polícia prende a Justiça solta”

Assessoria Indagado sobre a crescente criminalidade em Mato Grosso, Pivetta destacou os avanços alcançados pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *