O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a responsabilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (10), Tarcísio afirmou que a diplomacia brasileira ainda tem tempo para reverter a decisão até agosto, quando a medida deve entrar em vigor.
O governador também admitiu o impacto negativo da taxação sobre a economia paulista — especialmente sobre a indústria — e aproveitou para enviar um recado indireto ao Supremo Tribunal Federal (STF), alinhando-se à retórica do ex-presidente Donald Trump, que acusou o Judiciário brasileiro de promover uma “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
“Temos uma série de posturas que não condizem com a nossa tradição democrática. O Brasil precisa sentar à mesa e resolver o problema das tarifas”, disse Tarcísio ao ser questionado sobre a atuação do STF.
“O tarifaço é deletério, principalmente para estados com produção de maior valor agregado, como São Paulo”, afirmou, citando a Embraer como uma das empresas afetadas.
Tarcísio também declarou acreditar na inocência de Bolsonaro, mas afirmou que, em caso de condenação, caberá ao campo de centro-direita oferecer uma solução. “Se for necessário, tenho certeza de que qualquer candidato desse bloco vai conceder um indulto. Isso será visto como um fator de pacificação.”