quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Tarcísio lidera disputa pela reeleição em SP com ampla vantagem, aponta Datafolha

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é apontado como favorito na disputa pela reeleição em 2026, de acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (11). O levantamento indica que, se a eleição fosse hoje, o ex-ministro da Infraestrutura venceria com ampla margem seus principais adversários e manteria a liderança em todos os cenários simulados de segundo turno.

Em um dos cenários testados, Tarcísio registra 41% das intenções de voto, à frente do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que aparece com 25%. Em terceiro lugar está o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB), com 15%, seguido pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), com 6%, e o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP), com 4%.

Embora tenha sido considerado pela pesquisa como um candidato viável, Marçal está inelegível até 2032, de acordo com uma decisão da Justiça Eleitoral que o condenou por abuso de poder político e econômico. Cabe recurso.

Vantagem consolidada no segundo turno

Tarcísio também vence com margem confortável nas simulações de segundo turno. Contra Alckmin, o governador aparece com 53%, enquanto o ex-tucano registra 39%. Em outro cenário, contra o ministro Márcio França (PSB), que não foi testado no primeiro turno, o placar é ainda mais favorável: 62% a 24%.

Tarcísio lidera na pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea — em que os entrevistados mencionam nomes sem estímulo — Tarcísio lidera com 16%, além de 5% que afirmaram votar “no atual governador”. Os nomes mais citados a seguir são o deputado Guilherme Boulos (PSOL) e o ministro Fernando Haddad (PT), ambos com 2%.

Presidenciável em potencial

Embora reforce publicamente que seu foco é a reeleição em São Paulo, Tarcísio é visto como um nome natural da direita para disputar o Palácio do Planalto em 2026, especialmente devido à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados do Datafolha fortalecem seu capital político no maior colégio eleitoral do país e o colocam em uma posição estratégica para um eventual voo nacional.

Continua depois da publicidade

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores em 81 municípios paulistas entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

fonte

Verifique também

Haddad repete que não tem intenção, no momento, de ser candidato em 2026

“Não tenho intenção neste momento de ser candidato em 2026. Já expressei isso no partido. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *