quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Tarcísio diz que Brasil “está no rumo errado” e promete que “vai endireitar” política

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o Brasil “está indo na direção errada”, mas disse acreditar que o país “vai endireitar”. Em evento do UBS, voltado a empresários, nesta quarta-feira (26), ele defendeu que o campo da direita terá um projeto competitivo para 2026 e declarou que “nós vamos livrar o Brasil do PT” .

Tarcísio elogiou a atuação de governadores ligados à centro-direita — como Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Ratinho Júnior, Eduardo Leite e Jorginho Mello — e afirmou que há “uma safra boa que está conseguindo fazer o dever de casa”, descrevendo-os como exemplos de gestão eficiente país afora. Para ele, isso mostra que há capital político e técnico para avançar em uma agenda que, segundo disse, já está em construção.

Em sua fala, o governador voltou a criticar a repetição dos mesmos projetos eleitorais no país. “A gente está há 40 anos discutindo a mesma pessoa, as mesmas ideias. O problema é que essas ideias envelheceram. O Brasil mudou e a gente está ficando pra trás discutindo a mesma coisa”, afirmou. “A gente precisa de uma mudança de chave. O que está aí já não traz mais esperança” .

Continua depois da publicidade

Ansiedade no mercado e a promessa de que “vai dar tempo”

Diante da pressão de empresários e do setor financeiro por definições sobre 2026, Tarcísio disse que “todo mundo está muito ansioso”, mas garantiu que o processo está em andamento. “Na hora certa — e essa hora não precisa ser necessariamente agora — vai dar tempo”, afirmou. Ele citou que as peças da aliança da direita “estão sendo montadas” e que haverá um arranjo político “mais forte e mais provável do que se imagina” .

O governador voltou a reconhecer a liderança de Jair Bolsonaro no campo conservador e defendeu sua presença na costura do projeto oposicionista. “Tem um respeito muito grande pela liderança que o Bolsonaro construiu. Ele tem um grande capital político”, disse. Segundo ele, contar com esse capital será “fundamental” para pacificar divergências internas e consolidar uma frente unificada.

“Vamos livrar o Brasil do PT”

Durante o evento, Tarcísio afirmou que o projeto da direita será vitorioso em 2026 e repetiu que o país precisa superar o modelo atual. “Esse campo vai apresentar um projeto para o Brasil… e esse projeto vai ser vencedor no ano que vem, não tenha dúvida. Nós vamos livrar o Brasil do PT”, declarou. Ele classificou o país atual como “um Brasil do PT” e disse que “ninguém quer deixar isso para os filhos e netos” .

Tarcísio também afirmou ser possível recuperar o otimismo no país, desde que haja “sangue novo, ideia nova e atitude”. “Crescimento é uma questão de atitude. Se o Brasil quiser crescer, o Brasil vai crescer”, afirmou, citando ensinamento do economista Delfim Netto. Para ele, o país tem energia potencial e precisa transformá-la em “energia cinética”.

Apesar de evitar confirmar uma candidatura à Presidência, o governador adotou discurso nacional, defendeu renovação de lideranças e voltou a dizer que o Brasil está pronto para “dar um salto”. “O Brasil é uma potência. O Brasil tem tudo pra dar certo. Está fácil, está na nossa mão”, concluiu .

Continua depois da publicidade

fonte

Verifique também

Alvo da PF doou R$ 5 milhões a campanha de Bolsonaro e Tarcísio em 2022

O empresário Fabiano Zettel, alvo da segunda fase da operação Compliance Zero, aparece nos registros …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *