sexta-feira , 10 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Stopa admite que Emanuel fez dívidas sem ter como pagar; veja vídeo

THIAGO NOVAES

DO REPÓRTER MT

O ex-vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, admitiu nessa quarta-feira (08), durante depoimento à CPI das Fraudes Fiscais que o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD) contraiu dívidas sem garantias de disponibilidade de recursos para pagá-las. A comissão foi instaurada pela Câmara municipal em março, e prorrogada em julho, e investiga fraudes fiscais na gestão do antigo prefeito.

Conforme o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não é permitido contrair despesas nos dois últimos quadrimestres do mandato sem que exista condição financeira para arcar com as despesas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Durante a oitiva, o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) questionou Stopa sobre quem seria o responsável pelo descumprimento da LRF na gestão de Emanuel. O ex-vice-prefeito respondeu que o Comitê Fiscal deveria ter comprovado a perspectiva de entrada de receitas antes de autorizar novos empenhos.

“Para se empenhar [despesas], o Comitê tinha que provar. Não é a quem. Acho que o próprio Comitê deveria ter a perspectiva de entrada de dinheiro antes de aprovar os gastos”, afirmou.

Ao ser questionado se o Conselho tinha caráter consultivo ou deliberativo, o ex-vice-prefeito respondeu que era deliberativo e que Emanuel Pinheiro exercia a presidência do colegiado.

Leia mais – Ex-secretário de Emanuel admite que ex-prefeito descumpriu Lei de Responsabilidade Fiscal

Monteiro então perguntou se Emanuel teria respondabilidade por ser presidente do conselho. Stopa respondeu que não cabe a ele determinar responsabilidades, mas admitiu que, como presidente, o ex-prefeito tinha essa incumbência.

“Sim. Não cabe a mim determinar as responsabilidades, mas ele era o presidente do Conselho. Ele [Emanuel] deveria…. ou deve ter havido algo que frustrou essa arrecadação para que não fosse cumprido, mas ele era o presidente do conselho”, respondeu Stopa.

Em outra oitiva da CPI, realizada no dia 22 de setembro, o ex-secretário de Planejamento de Cuiabá, Éder Galiciani, que atuou durante a gestão de Emanuel Pinheiro, também admitiu que houve infração da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) durante o exercício do ano de 2024. 

Veja vídeo:


fonte

Verifique também

Dias aciona Comissão de Ética contra Chico 2000 após ser xingado em sessão na Câmara de Cuiabá

Reprodução Dias acionou Comissão de Ética da Câmara após ser ofendido por Chico 2000 Reprodução …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *