sexta-feira , 26 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

STF agenda para outubro julgamento de sete réus do Núcleo 4 do suposto golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para os dias 14, 15, 21 e 22 de outubro o julgamento de sete réus da Ação Penal (AP) 2694, que apura a suposta tentativa de golpe de Estado.

De acordo com a Corte, os acusados integram o chamado “Núcleo 4”, apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsável pela disseminação de notícias falsas contra a confiabilidade das urnas eletrônicas e por ataques a instituições e autoridades públicas.

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, solicitou ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, a definição das datas após o fim da fase de instrução, com o cumprimento das diligências complementares e a entrega das alegações finais pela PGR e pelas defesas. As sessões ocorrerão nos dias 14 e 21 em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e nos dias 15 e 22 apenas no período da manhã.

Segundo o STF, os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Integram o grupo:

  • Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército
  • Ângelo Denicoli, major da reserva do Exército
  • Giancarlo Rodrigues, subtenente do Exército
  • Guilherme Almeida, tenente-coronel do Exército
  • Reginaldo Abreu, coronel do Exército
  • Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal

Todos negaram ao STF articulação ou participação em uma tentativa de golpe. Em setembro a Primeira Turma condenou os oito réus do Núcleo 1, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e três meses de reclusão. A PGR só apresentou denúncia dos outros dois grupos nos últimos dias. O Núcleo 2 foi denunciado nesta semana e o Núcleo 3 teve o pedido formalizado ao STF na semana passada. A expectativa da Primeira Turma é que todos os núcleos sejam julgados até o fim do ano.

fonte

Verifique também

Eduardo Bolsonaro se coloca como candidato a presidente “na impossibilidade” de Jair concorrer

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se colocou como candidato à presidência da República nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *