domingo , 14 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia repudia médico que elogiou assassinato de Charlie Kirk

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) divulgou neste sábado (13) uma nota oficial repudiando a conduta do médico neurocirurgião Ricardo Barbosa, após comentário feito por ele nas redes sociais elogiando o assassinato do conservador Charlie Kirk, ocorrido neste semana nos Estados Unidos.

Em um comentário publicado no Instagram, Barbosa escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical.”

Na nota, a SBN afirmou manifestar “veemente repúdio às condutas recentemente noticiadas” e declarou total apoio às ações disciplinares que serão conduzidas pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A entidade destacou que não compactua com qualquer ato que contrarie os princípios fundamentais da medicina.

“Condutas em desacordo com esses valores representam grave afronta não apenas à ética médica, mas também ao juramento de Hipócrates, que norteia e inspira a prática de nossa profissão”, diz o texto assinado pelo presidente da SBN, Paulo Henrique Pires de Aguiar, e pelo secretário-geral Nelson Saade.

A nota também acrescenta que a SBN está adotando as “medidas cabíveis em relação ao ocorrido, reafirmando seu compromisso permanente em zelar pela integridade moral e profissional da neurocirurgia brasileira”.

O Cremepe informou que recebeu a denúncia contra Ricardo Barbosa na sexta-feira (12), após a ampla repercussão negativa do comentário. O órgão confirmou que instaurou sindicância para apurar o caso, conforme prevê o Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM nº 2.306/2022), ressaltando que os procedimentos tramitam sob sigilo para garantir a lisura da investigação.

Neste sábado, o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, se manifestou sobre o comentário do médico após receber uma denúncia feita no X pelo vereador Thiago Medina, de Recife.

Medina respondeu a uma publicação de Landau alertando para o comentário do neurocirurgião. O vereador afirmou no post que o médico brasileiro havia parabenizado o assassino de Charlie Kirk e reproduziu a frase publicada por Barbosa nas redes sociais.

Diante da denúncia, Landau classificou a fala do médico como “um dos conteúdos mais chocantes” que já viu na internet e destacou a gravidade de um profissional de saúde comemorar a morte de um adversário político. Ele afirmou que determinou a revogação de qualquer visto americano já concedido a Ricardo Barbosa e ordenou que o médico seja incluído em uma lista que impede futuras autorizações de entrada nos Estados Unidos.

fonte

Verifique também

EUA promete revogar visto de médico brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk

O vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, afirmou neste sábado (13) que o governo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *