Projeções eleitorais apontam que os eleitores da Califórnia aprovaram em referendo na terça-feira (4) a Proposta 50, uma medida que permitirá um redesenho significativo dos distritos eleitorais do estado, favorecendo o Partido Democrata.
A iniciativa busca fazer com que os democratas garantam até cinco cadeiras a mais nas eleições legislativas de meio mandato, alterando o controle da Câmara dos Representantes em 2026. Ela surgiu após os republicanos conseguirem uma medida semelhante no Texas neste ano, que pode dar ao partido também cinco cadeiras que hoje são ocupadas por democratas na Câmara.
O governador democrata Gavin Newsom, um forte crítico do presidente Donald Trump, defendeu a iniciativa, apresentando-a como uma resposta aos esforços do líder da Casa Branca para pressionar estados republicanos a redesenhar seus distritos com fins políticos.
“Donald Trump cutucou a onça com vara curta. E a onça com vara curta rugiu de volta”, disse o governador democrata, que desponta como uma das apostas de seu partido para disputar a presidência em 2028.
A Proposta 50, como foi denominada, foi concebida como uma estratégia para contra-atacar o que os democratas classificam como “manipulação partidária”.
Com a aprovação dos novos mapas, os democratas podem ter até 48 das 52 cadeiras que a Califórnia tem após as eleições de 2026, em comparação com as 43 atuais. A proposta reflete uma tentativa de preservar e expandir a representação democrata em um estado-chave para a Câmara.
No dia anterior, após a abertura dos colégios eleitorais, o presidente Trump considerou a votação uma “fraude”.
“Todo o processo, em particular a própria votação, está MANIPULADO”, escreveu Trump em sua rede social própria, a Truth Social.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.