quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Sinfra publica edital para construção de túnel no Portão do Inferno

APARECIDO CARMO

DO REPÓRTERMT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou, hoje (28), o edital da licitação para contratação da empresa que será responsável por construir um túnel na região do Portão do Inferno, na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

O edital prevê que o túnel terá 170 metros de extensão e será construído em pista de concreto, com acostamento. No total, incluindo os acessos, a obra terá 513 metros. O valor estimado para execução da obra é de R$ 54.838.507,45.

As discussões sobre o que fazer no Portão do Inferno tiveram início em dezembro de 2023, quando as chuvas de fim de ano começaram a causar desmoronamentos da rocha que contorna a pista da MT-251.

Inicialmente, o Governo do Estado iria cortar a rocha e duplicar a via, mas, quando os trabalhos já estavam em andamento, concluiu-se que a alternativa não seria viável.

Escolha mais segura e com menor impacto ambiental

Quem vencer a licitação vai ser o responsável por elaborar os projetos básicos e executivos do túnel, além de executar a obra. A abertura da licitação está marcada para o dia 9 de março do ano que vem, às 9h. Vence quem oferecer o menor preço.

Pesou na decisão o fato de essa opção oferecer mais segurança e ter o menor impacto ambiental.

No longo prazo, o túnel tem menor custo de manutenção e o fluxo de veículos não precisará ser interrompido durante a execução da obra.

O edital prevê o início das obras em 420 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, sendo o prazo total do contrato previsto para 510 dias – aproximadamente um ano e meio.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


fonte

Verifique também

Tribunal de Contas barra pregão de R$ 19,5 milhões por suspeita de direcionamento em contrato

TCE-MT Maluf determinou a suspensão do pregão e de todos os atos dele decorrentes até …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *