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Sinfra acha rachadura em obra da Copa e fará demolição

DO REPÓRTERMT

A Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) informou, nesta terça-feira (13), que as obras do Complexo Viário do Leblon sofrerão atrasos devido às falhas encontradas pela Sinfra em uma passagem de nível feita em 2014, entre a Rua Desembargador Trigo de Loureiro e a Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Para evitar que a antiga obra, feita pelo Consórcio VLT para a Copa do Mundo de 2014, coloque a segurança dos motoristas em risco, a estrutura precisará ser totalmente demolida.

Se a estrutura pudesse ser aproveitada, as escavações no local durariam cerca de 30 dias, período no qual o trânsito funcionará em meia pista. Mas com a necessidade de reconstruir tudo, o prazo passa para quatro meses.

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De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, a atual gestão do Governo havia planejado concluir as obras do Complexo Leblon com o aproveitamento do que foi feito pelo anteriormente. Na época, a estrutura havia sido feita pelo Consórcio VLT e era tida como apta para uso.

“Essa obra não vai poder ser aproveitada por conta da má execução realizada em 2014. A passagem de nível construída no local não suporta o peso dos automóveis e se mantém em pé apenas porque está apoiado sobre o solo. Não há risco para os motoristas no momento, mas não temos como aproveitar o que foi feito”, afirmou.

Segundo Marcelo, assim que as obras do Complexo Viário foram iniciadas e divulgadas, o próprio Consórcio VLT enviou um ofício para a Sinfra, alertando que eventuais escavações poderiam comprometer a segurança da pista.

“A estrutura do viaduto em questão precisa ser readequada caso venha a ser aproveitada”, informa o documento. “Para o fim de se retomar as obras do viaduto, caberá reforçar a estrutura antes de promover as escavações, com vistas a assegurar a segurança de todos e a própria estabilidade da Avenida”, destaca outro trecho.

Após o recebimento do ofício, a Sinfra realizou estudos no local, que constataram uma série de problemas, como rachaduras no concreto feito em 2014. Diante disso, o Estado mantém um grupo de trabalho junto ao Consórcio VLT para discutir questões relacionadas ao ressarcimento deste serviço.

O secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra-MT, Isaac Nascimento Filho, explica que foi avaliada a possibilidade de realizar reforços estruturais no local, mas os estudos mostraram que isso não será possível, porque nada poderá ser aproveitado.

“Como a estrutura era dada como apta, seriam realizadas escavações seguidas pelas contenções necessárias. Mas, os estudos mostram que a obra precisará ser refeita”, esclarece.

A intervenção será realizada em etapas, com execução em metade da pista de cada vez. A princípio, o trânsito será desviado para um sistema de fluxo e contrafluxo em apenas um dos lados da avenida.

Com o trânsito em meia pista, a Sinfra-MT orienta que os motoristas que utilizam este trecho da Avenida Miguel Sutil procurem rotas alternativas, que serão orientadas em parceria com a Semob e o aplicativo Waze, uma vez que o impacto no trânsito será inevitável.

A data para início das obras com a eventual interdição será confirmada oficialmente em breve.


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