KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat) encaminhou, na última semana, um requerimento ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, solicitando que o órgão forneça documentos que comprovem o suposto uso irregular de dinheiro público por juízes da instituição. Segundo o sindicato, servidores denunciaram gastos do TJMT com procedimentos estéticos para magistrados e seus familiares. (Veja vídeo abaixo)
Os magistrados possuem direito a ressarcimentos de despesas médico-hospitalares, com relatos de pagamentos elevados.
No pedido, a entidade questiona o sigilo das despesas e alega que a ausência de divulgação dos gastos viola a Lei de Acesso à Informação. Conforme o requerimento, os pagamentos dos procedimentos estéticos teriam sido realizados com recursos públicos.
O Sinjusmat quer levar o caso Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O 
Leia mais – Ministro do STF reabre ação contra “vale-peru” e pede informações ao CNJ
Esta não é a primeira vez que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso é alvo de questionamentos sobre gastos públicos. Em dezembro de 2024, o órgão se envolveu em polêmica após a então presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, autorizar o pagamento de um bônus de R$ 10 mil a cada servidor.
O caso ganhou repercussão nacional. O benefício ficou conhecido como “vale-peru” e foi suspenso após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Veja o vídeo:
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
