terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Sem mencionar EUA e Israel, Brics condena ataques a instalações nucleares do Irã

O Brics divulgou uma declaração na terça-feira (24) condenando os recentes ataques direcionados ao Irã, país que foi adicionado no ano passado à lista de membros plenos do grupo de economias emergentes.

O documento, disponível no site do governo brasileiro, afirma que as operações militares no território da República Islâmica do Irã são uma “violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas”.

Em um trecho da declaração, o grupo menciona ataques a instalações nucleares de “natureza pacífica”, a versão oficial do Irã, apesar de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA) monitorarem o programa nuclear iraniano há mais de duas décadas e não terem garantias de sua natureza devido à falta de cooperação e transparência total de Teerã.

“Expressamos profunda preocupação em relação a quaisquer ataques contra instalações nucleares de natureza pacífica realizados em violação ao direito internacional e às resoluções pertinentes da Agência Internacional de Energia Atômica. As salvaguardas, a segurança e a proteção nucleares devem ser sempre respeitadas, inclusive em situações de conflitos armados, a fim de resguardar as pessoas e o meio ambiente contra danos. Nesse contexto, reiteramos nosso apoio a iniciativas diplomáticas que visem abordar desafios regionais”.

A escalada do conflito entre Irã e Israel fez com que o ditador da China, Xi Jinping, desistisse de participar pessoalmente da cúpula do Brics, que acontecerá no Rio de Janeiro em algumas semanas.

Fontes familiarizadas com o assunto disseram ao jornal China Morning Post que o líder chinês teve um “conflito de agenda” e, por isso, enviará o primeiro-ministro, Li Qiang, para a reunião.

Leia a íntegra da declaração do Brics aqui.

fonte

Verifique também

Após Lula recusar embaixador, Israel coloca em “nível inferior” relações com Brasil

O governo de Israel anunciou nesta segunda-feira (25) que as relações com o Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *