sábado , 17 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Secretário de Trump diz que café e cacau podem ficar isentos de tarifas, mas não cita Brasil

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse nesta terça-feira (29) que o governo Donald Trump poderá isentar “recursos naturais” do tarifaço sobre importações de outros países, mas não citou especificamente o Brasil.

“Recursos naturais, o presidente incluiu quando fecha um acordo. Ele inclui, se você cultiva algo e nós não cultivamos, pode ir a zero [a tarifa]. Então, se fizermos um acordo com um país que cultiva manga ou abacaxi, eles podem entrar sem tarifa, e café e cacau seriam outros exemplos de recursos naturais”, disse o secretário, em entrevista à CNBC.

O Brasil responde por cerca de 35% das importações de café não torrado dos Estados Unidos e também vende cacau para os americanos.

Embora os EUA produzam café e cacau em regiões mais quentes, como o Havaí, dependem de importações para suprir a grande maioria das suas necessidades desses produtos.

No último dia 9, em carta enviada ao governo Lula, Trump anunciou que deve impor uma tarifa de 50% sobre importações de produtos brasileiros a partir de sexta-feira (1º) e por enquanto não há sinalização de um acordo para diminuir essa sobretaxa.

fonte

Verifique também

EUA fazem apreensão do sexto petroleiro sancionado perto da Venezuela

As forças militares dos EUA apreenderam nesta quinta-feira (15) o sexto petroleiro vinculado à frota …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *