segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Rússia lança número recorde de drones sobre a Ucrânia horas após conversa entre Putin e Trump

A Rússia atacou Kiev e outras cidades ucranianas, na madrugada da sexta-feira (4), com um número recorde de drones e mísseis lançados de uma só vez desde que começou a guerra, segundo a Força Aérea da Ucrânia. O ataque ocorreu poucas horas depois de um telefonema entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador russo, Vladimir Putin, ter resultado em “nenhum progresso”, segundo o mandatário norte-americano.

O ataque também foi o primeiro em grande escala desde que os EUA suspenderam o envio de mísseis de defesa aérea Patriot para a Ucrânia, alegando a necessidade de avaliar os níveis de suas próprias reservas de armamento.

De acordo com Kiev, foram cerca de 13 horas de ataques, que deixaram mais de 20 feridos e fizeram a capital ucraniana amanhecer envolta em fumaça. “Noite absolutamente horrível e sem dormir em Kiev. Um dos piores até agora”, escreveu no X o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha.

“Foi um dos ataques aéreos em maior escala – deliberadamente massivo e cínico. Tudo isso é uma evidência clara de que, sem uma pressão verdadeiramente em grande escala, a Rússia não mudará seu comportamento estúpido e destrutivo”, declarou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no X, pedindo “sanções” e “outros golpes” sobre a economia russa.

Recorde

A Rússia disparou um total de 539 drones e 11 mísseis durante a noite. Dados da Força Aérea ucraniana, reproduzidos pelo jornal The New York Times mostram que foi a maior investida desde o recorde de 29 de junho, quando foram relatados 537 alvos aéreos de todos os tipos em um único ataque.

Os ataques como o desta sexta normalmente combinam drones explosivos, mísseis de cruzeiro e balísticos e iscas que buscam confundir ou sobrecarregar as defesas aéreas da Ucrânia.

As defesas aéreas ucranianas conseguiram neutralizar 478 dos drones e mísseis no ataque, que teve Kiev como principal alvo.

Entre os mísseis empregados estavam um hipersônico Kinzhal e seis balísticos Iskander-M, ou sua variante norte-coreana, KN-23.

Nove dos mísseis e 63 drones atingiram seus alvos, segundo a Força Aérea ucraniana, um número de impactos maior do que o usualmente registrado.

VEJA TAMBÉM:

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *