quarta-feira , 21 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Rússia diz que entregará memorando à Ucrânia sobre acordo de paz após troca de prisioneiros

A Rússia estará pronta para entregar à Ucrânia um memorando estabelecendo condições para a assinatura de um acordo de paz após a troca de mil prisioneiros entre os dois países acertada em 16 de maio em Istambul, na Turquia, e que começou nesta sexta-feira (23), declarou o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

“Assim que a troca de prisioneiros for concluída, estaremos prontos para entregar à Ucrânia a minuta desse documento, cujo trabalho a Rússia está concluindo no momento”, disse Lavrov à imprensa, conforme citado pela agência Tass.

Rússia e Ucrânia trocaram 290 prisioneiros de cada lado hoje, 120 dos quais eram civis, informou em comunicado o Ministério da Defesa russo, um processo que continuará nos próximos dias.

O chanceler russo destacou que o documento estabelecerá “as condições para se chegar a uma solução estável, abrangente e de longo prazo” para o conflito.

Ele aproveitou a oportunidade para alegar “a ligação direta, impossível de ignorar” entre a visita à Ucrânia do presidente da França, Emmanuel Macron; do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; do chanceler da Alemanha, Freidrich Merz; e da alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas, e os ataques maciços com drones lançados pela Ucrânia contra a Rússia nos últimos três dias.

Entre 20 e 23 de maio, a Ucrânia lançou o maior ataque com drones desde o início da guerra contra o território da Rússia, envolvendo 788 aparelhos.

“Aqueles que patrocinam o regime de Kiev, incluindo essas pessoas, não estão nem mesmo escondendo os fatos”, declarou Lavrov, que acrescentou que a Rússia “estudará as consequências desse conflito depois que ele for resolvido, e será difícil para eles fugir de sua responsabilidade”.

fonte

Verifique também

Canadá avalia cenário de invasão dos EUA pela primeira vez em um século

Pela primeira vez em mais de um século, o Exército do Canadá elaborou um esquema …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *