terça-feira , 23 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Rubio acusa Moraes de abuso de autoridade ao comentar sanção contra esposa do ministro

O secretário do Departamento de Estado americano, Marco Rubio, voltou a condenar ações do ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (22), depois do anúncio de sanções direcionadas à esposa do magistrado, Viviane Barci, e um instituto ligado à família.

No X, o secretário do governo de Donald Trump acusou Moraes de cometer abuso de autoridade em seu cargo na Suprema Corte brasileira. “Ele [Alexandre de Moraes] usou sua posição para instrumentalizar os tribunais, autorizar prisões preventivas arbitrárias e suprimir a liberdade de expressão”, disse Rubio.

O secretário do Departamento de Estado justificou as medidas contra a esposa do ministro e um instituto associado à sua família com base nas decisões consideradas ilegais pelo governo de Donald Trump.

“Essas sanções se somam a uma série de ações tomadas pelo governo Trump para responsabilizar Moraes por abuso de autoridade, criação de um complexo de censura, ataque flagrante a oponentes políticos e graves violações de direitos humanos”, continuou a autoridade americana.

Rubio ainda alertou possíveis aliados de Moraes que “aqueles que protegem e permitem que atores estrangeiros malignos como Moraes ajam também serão responsabilizados”.

Mais cedo, em comunicado, o Departamento do Tesouro disse que a intenção da Casa Branca ao sancionar a família do ministro do STF é atingir a rede de apoio de Moraes. A advogada Viviane Barci, esposa do ministro, teve eventuais bens e ativos nos Estados Unidos bloqueados nesta segunda-feira, assim como ocorreu com Moraes em julho, quando foi sancionado com base na Lei Magnitsky.

fonte

Verifique também

Subsecretário dos EUA diz que sanções são alerta para “cúmplices” de “campanha sinistra” contra Bolsonaro

O subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos dos Estados Unidos, Darren …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *