quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Renovação automática da CNH passa a valer a partir desta sexta-feira

DO REPÓRTERMT

Entrou em vigor hoje (9) a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados bons condutores, ou seja, sem infrações pontuadas nos últimos 12 meses. A medida foi oficializada pelo Ministério dos Transportes, após assinatura de ato administrativo pelo ministro Renan Filho.

De acordo com o governo federal, as renovações começaram a ser emitidas gratuitamente nesta sexta, com efeito retroativo a 10 de dezembro, data em que foi publicada a medida provisória que criou o novo modelo de renovação.

Terão direito ao benefício os motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Nesses casos, quando a CNH vencer, a atualização será feita automaticamente no sistema, sem necessidade de comparecimento ao Detran.

O condutor será apenas notificado sobre a renovação, e o novo documento ficará disponível no aplicativo CNH do Brasil. A mensagem enviada será:
“O governo do Brasil, por meio do Ministério dos Transportes e do programa CNH do Brasil, renovou automaticamente sua CNH, sem taxas e sem novos exames. Obrigado por dirigir com responsabilidade e ajudar a salvar vidas”.

Segundo o ministro Renan Filho, só haverá custos para os bons condutores que optarem por receber a CNH física. Nesses casos, será necessário procurar o Detran e pagar apenas a taxa de emissão do documento impresso, com as novas datas de validade.

“O meu estímulo para que as pessoas conduzam bem separa o bom do mau condutor e cria mais condições para que a gente possa olhar detalhadamente quem é mau condutor também”, afirmou o ministro.

Renovação varia conforme a idade do motorista

Para condutores entre 20 e 50 anos, a CNH tem validade de 10 anos. Dentro desse período, a renovação automática poderá ocorrer, desde que não haja infrações. Ao completar 50 anos, a ida ao Detran e a realização de exames voltam a ser obrigatórias.

Motoristas com idade entre 50 e 70 anos precisam renovar a CNH a cada cinco anos e poderão ter uma dessas renovações feitas automaticamente, se estiverem aptos.

Já condutores com 70 anos ou mais não têm direito à renovação automática. Nessa faixa etária, a CNH deve ser renovada presencialmente a cada três anos.

Mais de 370 mil motoristas beneficiados

O diretor do Departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Basílio Militane, informou que cerca de 370 mil condutores serão beneficiados já neste primeiro momento. O número corresponde às CNHs vencidas desde 10 de dezembro até a última quarta-feira (7).

Segundo Militane, nesse período, aproximadamente 70% dos motoristas que precisavam renovar o documento se enquadravam como bons condutores.

Dos 371.611 motoristas aptos à renovação automática, cerca de 63 mil são profissionais. A estimativa do ministério é de que a medida gere uma economia de aproximadamente R$ 120 milhões. Atualmente, o país tem cerca de 80 milhões de CNHs, sendo mais de 10 milhões renovadas todos os anos.

Motoristas que tiveram a CNH vencida a partir de 10 de janeiro e já fizeram a renovação presencial não poderão reverter o processo para a modalidade automática.

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


fonte

Verifique também

Banco Master está na lista de financeiras com descontos suspensos em Mato Grosso

Reprodução Em Mato Grosso, descontos consignados de 11 instituições financeiras foram suspensos Reprodução Em Mato …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *