sexta-feira , 7 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Reabertura da China ao frango é “prova da confiança no Brasil”, diz Fávaro

BUENOS AIRES – A China voltou a liberar a importação de carne de frango brasileira, medida anunciada nesta sexta-feira (7) e celebrada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante o Fórum de Buenos Aires, promovido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

“É mais um passo importante, mas principalmente é o reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros”, afirmou Fávaro. “O Brasil tornou-se uma referência na produção de alimentos, e é muito importante ter o reconhecimento mundial da qualidade dos nossos produtos.”

O ministro lembrou que o país manteve por quase 20 anos livre de gripe aviária em plantéis comerciais, e que a recente ocorrência em uma granja isolada foi controlada de forma rápida e eficiente. “Aconteceu em uma granja e nós tivemos a oportunidade de mostrar a robustez do sistema. Não saiu desta granja.”

Continua depois da publicidade

Em 28 dias, a Organização Mundial de Saúde Animal reconheceu novamente o Brasil como livre de gripe aviária, o que acelerou a reabertura de mercados internacionais.

Agora chegou o dia da China também voltar a reconhecer e reabrir o mercado de frango. Importantíssimo para o comércio, para a produção de alimentos brasileiros e para a continuidade do fornecimento à China.”

O retorno do principal parceiro comercial do Brasil ocorre em um momento estratégico para o agronegócio, que busca diversificar exportações após o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

A China é o maior importador global de frango brasileiro, com participação superior a 14% nas exportações do setor. O reconhecimento sanitário do país reforça a imagem do Brasil como fornecedor confiável de proteína animal, ampliando a competitividade internacional do agronegócio.

Fávaro destacou que o resultado é fruto da coordenação diplomática e sanitária do governo. “Foi um trabalho muito intenso de reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal. Isso se fez de forma muito rápida, muito eficiente.”

Para o ministro, o episódio demonstra a força institucional do sistema agropecuário brasileiro, que alia eficiência produtiva e segurança sanitária. “O Brasil mostra ao mundo que produz com qualidade, sustentabilidade e responsabilidade.”

fonte

Verifique também

Como é o esquema de segurança para cúpula dos líderes que antecede COP-30 em Belém

O esquema de segurança para a cúpula de líderes e para a Conferência das Nações …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *