segunda-feira , 20 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

“Queremos formar uma doutrina latino-americana”, diz Lula a estudantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (18) que sonha com uma América Latina independente e respeitada no cenário internacional. Ele reforçou que espera nunca mais ouvir que “um presidente de outro país fale grosso com o Brasil”.

Em São Bernardo do Campo (SP), durante um aulão preparatório para o Enem, Lula reuniu alunos, educadores e coordenadores de cursinhos populares. O encontro reforçou o papel da educação e da participação jovem.

Sem explicar como seria, Lula falou em um projeto que dê identidade à educação latino-americana: “Queremos formar uma doutrina latino-americana com professores e estudantes do nosso continente. Sonhar com um dia em que este continente será independente”.

Lula pede que jovens sejam contra leis que garantam impunidade

O presidente anunciou que o governo destinará R$ 108 milhões para à Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). Além disso, informou que o novo edital, previsto para dezembro, deve contemplar até 500 cursinhos em 2026.

Ele também pediu que os jovens mantenham-se ativos na política, mesmo diante do que chamou de “tentativas de garantir impunidade”. Sem citar diretamente o PL da Anistia, alertou que parte da classe política busca proteger-se de punições.

“Se a classe política estiver querendo aprovar uma lei que garanta a impunidade de ladrão, ainda assim não desistam. Entrem na política, porque o político bom está dentro de vocês, não está dentro deles”, afirmou.

O presidente destacou que a transformação do país depende da participação popular. “Quando vocês perceberem que a classe política não representa vocês, pelo amor de Deus, não desanimem. Entrem na política, porque é lá que a mudança precisa acontecer”, acrescentou.

Prestes a completar 80 anos, Lula diz ter disposição para governar

Durante o discurso, Lula combinou críticas à elite brasileira e defesa de gastos com educação. Ele também contou sua trajetória pessoal, da infância pobre em Pernambuco à Presidência, para reforçar que “ninguém na idade de vocês tem o direito de desistir”.

O presidente reforçou que possui energia e disposição para governar. Ele explicou que sua experiência política oferece vantagem sobre os jovens, porque conhece o que significa ter 15 ou 20 anos. “Vocês olham para mim e pensam: ‘Está falando um coroa ali’. Mas sabe qual é a minha vantagem sobre vocês? É que vocês não sabem o que faz um homem de 80, e eu sei o que faz um garoto de 15, de 20, porque eu já tive essa idade”, declarou.

fonte

Verifique também

Moraes autoriza Bolsonaro a comemorar aniversário da filha em casa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou nesta sexta-feira (17) o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *