Senadores de oposição ao governo federal estão se movimentando para conseguir a assinatura de 41 parlamentares para viabilizar a abertura do processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Até agora, entre os três senadores de São Paulo, apenas um declarou abertamente ser favorável ao impedimento de Moraes: Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).
Por outro lado, Giordano (MDB-SP) e Mara Gabrilli (PSD-SP) não se manifestaram, da mesma forma como ocorreu no ano passado, quando houve um movimento semelhante pelo impeachment do ministro do STF. Ambos têm evitado declarar publicamente críticas à Suprema Corte e ao ministro Moraes, especialmente no momento de maior tensão, após a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Para que haja a destituição de Moraes, são necessários os votos de 54 dos 81 senadores.
A oposição no Senado Federal organizou um placar no site votossenadores.com.br para acompanhar o andamento das assinaturas necessárias. Entretanto, a abertura do processo de impeachment é determinada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). E para que haja a destituição de Moraes, são necessários os votos de 54 dos 81 senadores. Por enquanto, na manhã desta quinta-feira (7), o placar aponta 40 senadores favoráveis ao impedimento do ministro.
O senador Pontes vem fazendo campanha nas redes sociais para que os eleitores dele pressionem os demais senadores a aderirem ao pedido. “Não vamos desistir, vamos em frente! A oposição está reunida pedindo o impeachment de Moraes, a anistia ampla e irrestrita e o fim do foro privilegiado”, escreveu.
Posicionamento dos senadores de São Paulo sobre o impeachment de Moraes
A favor
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
Indecisos
- Giordano (MDB–SP)
- Mara Gabrilli (PSD–SP)