O ditador Vladimir Putin voltou a declarar que a Rússia está pronta para uma guerra com países vizinhos na Europa, antes de uma reunião com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, em Moscou, nesta terça-feira (2).
A declaração foi feita após ele recusar as alterações propostas por países aliados da Ucrânia ao plano de paz idealizado pela administração de Donald Trump, considerado por muitos analistas e países europeus pró-Rússia.
Na opinião de Putin, “eles [europeus] mesmos se abstêm das negociações de paz e, ao mesmo tempo, criam obstáculos para o presidente Trump. Não têm agenda de paz. São a favor da guerra”, segundo disse à imprensa local após discursar em um fórum organizado pelo banco VTB.
Segundo o ditador, as exigências apresentadas ao plano republicano são “inadmissíveis” para Moscou e tem o único objetivo de “bloquear todo o processo de paz”.
Apesar de ter negado novamente que a Rússia tenha planos de atacar países vizinhos, Putin frisou que, “se a Europa de repente quiser um combate e o fizer, nós estamos prontos agora mesmo”.
O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, será recebido no Kremlin nesta terça-feira para tratar novamente do acordo de paz proposto pelo governo Trump.
Mais cedo, a Rússia alegou que tomou o bastião de Pokrovsk, o que, se confirmado, seria o maior sucesso militar de Moscou desde 2023. Por meio de um comunicado, o Ministério de Defesa informou que tomou outras duas cidades na região de Zaporizhzhya, bem como eliminou cerca de 500 soldados inimigos na frente do Donbass.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.