segunda-feira , 25 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Putin quer que Trump visite Rússia após encontro no Alasca

O regime russo manifestou nesta quinta-feira (14) a expectativa de receber o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em território russo após a reunião que ele terá nesta sexta-feira (15) com Vladimir Putin no Alasca. O pedido foi feito publicamente pelo enviado especial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Rodion Miroshnik, em entrevista à agência estatal russa TASS.

“Estamos falando de ações simétricas. Se o líder russo visita o território americano, esperamos uma visita recíproca do líder dos Estados Unidos ao território russo”, afirmou o diplomata.

Indagado sobre a possibilidade de Trump visitar a Crimeia — península ucraniana tomada pela Rússia em 2014 —, o representante russo foi cauteloso: “Não devemos nos adiantar aos fatos”.

O encontro desta sexta-feira, marcado para ocorrer numa base militar localizada na cidade de Anchorage, será o primeiro entre líderes dos EUA e Rússia desde 2021, quando Putin se reuniu com o então presidente democrata Joe Biden em Genebra. Além da guerra na Ucrânia, a pauta deve incluir propostas para um possível cessar-fogo e temas bilaterais.

A visita de Putin ao Alasca tem um peso simbólico: ele será o primeiro chefe de Estado russo a pisar no território que, há 158 anos, foi vendido por Moscou a Washington por US$ 7,2 milhões.

Miroshnik ressaltou que a reaproximação entre Moscou e Washington não pode ficar restrita às negociações sobre a guerra na Ucrânia. “Os Estados Unidos e a Rússia têm uma ampla gama de assuntos: relações internacionais, econômicas, culturais, esportivas e de outro tipo, muitas das quais foram suspensas e devem ser desenvolvidas em benefício das partes”, declarou.

fonte

Verifique também

Apoiadores de Maduro se alistam na Milícia Bolivariana para “defesa integral da pátria”

Apoiadores do regime chavista se reuniram neste sábado (22) em várias partes da capital venezuelana, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *