Uma conversa captada por microfone aberto durante o desfile militar da China, realizado em Pequim nesta quarta-feira (3), mostrou os ditadores Vladimir Putin e Xi Jinping falando abertamente sobre transplantes de órgãos, avanços em biotecnologia e a possibilidade de seres humanos viverem até 150 anos, bem como a imortalidade.
O diálogo ocorreu enquanto ambos caminhavam ao lado ditador norte-coreano, Kim Jong-um, rumo à tribuna de honra na Praça da Paz Celestial. A transmissão ao vivo da estatal chinesa CCTV flagrou o áudio.
No registro, o intérprete de Putin é ouvido dizendo em chinês: “A biotecnologia está se desenvolvendo continuamente.” Em seguida, completa: “Órgãos humanos podem ser continuamente transplantados. Quanto mais você vive, mais jovem você se torna e (você pode) até alcançar a imortalidade.” Xi, fora de quadro, responde em mandarim: “Alguns preveem que neste século os humanos podem viver até 150 anos.”
Outros trechos do vídeo mostram Xi dizendo: “Agora, pessoas na casa dos 70 anos ainda são jovens.” Em outro momento, um intérprete russo repete a ideia de que “há previsões de que, em nosso tempo, as pessoas viverão até 150 anos.”.
Segundo a agência Reuters, quando Xi começa a falar, a transmissão corta para um plano aberto da praça e o áudio se enfraquece; cerca de 30 segundos depois, os três líderes voltam ao quadro já subindo as escadarias para a plataforma de observação.
Mais tarde, Putin confirmou aos repórteres que tratou do tema com Xi.
“Acho que quando fomos ao desfile, o presidente falou sobre isso”, disse. E acrescentou: “Os meios modernos de melhoria da saúde, meios médicos, inclusive cirúrgicos relacionados à substituição de órgãos, permitem que a humanidade espere que a vida ativa continue de forma diferente do que ocorre hoje.”