quinta-feira , 4 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Putin diz que Trump tarifar Brasil por guerra na Ucrânia não faz sentido

O ditador da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (3) que uma eventual sobretaxa dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros devido à guerra na Ucrânia não faria sentido, já que as disputas entre os governos Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva não têm “nada a ver” com o conflito no leste europeu.

Segundo informações da agência estatal Sputnik, Putin fez os comentários durante entrevista coletiva em Pequim, onde participou de um desfile militar que comemorou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Ásia.

“Não há disparidade nas relações econômicas entre o Brasil e os EUA. Esse é o primeiro ponto. Segundo, o prazo era 8 de agosto, e as tarifas adicionais contra o Brasil foram impostas no dia 6. O que a Ucrânia tem a ver com isso? As referências eram da Ucrânia. O que isso tem a ver? Não tem nada”, disse o ditador russo.

“Há um problema lá [no Brasil], nos alinhamentos políticos internos, inclusive no que diz respeito às relações entre as atuais autoridades e o ex-presidente [Jair] Bolsonaro. O que a Ucrânia tem a ver com isso? Não tem nada. Esse é o primeiro ponto. Segundo, sim, há alguns problemas e desequilíbrios no comércio, mas em nossa opinião eles ainda precisam ser resolvidos durante o processo de negociação”, disse Putin.

Putin citou duas datas. A primeira, 6 de agosto, foi o dia em que entraram em vigor tarifas americanas de 50% sobre produtos brasileiros, que tiveram como uma das suas principais justificativas o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), considerado por Trump uma “caça às bruxas”.

A segunda data, 8 de agosto, era o dia em que passariam a ser aplicadas tarifas secundárias de 100% a países que compram produtos da Rússia, caso do Brasil, que aumentou suas importações de petróleo e derivados russos nos últimos anos.

Trump havia dado esse prazo para forçar Putin a negociar um cessar-fogo na Ucrânia, mas as tarifas secundárias não foram impostas naquele dia porque foi marcada uma reunião entre o presidente americano e o ditador russo no Alasca na semana seguinte.

Mesmo com o encontro não tendo resultado numa trégua, Trump não aplicou por ora essas tarifas a todos os compradores de produtos russos – na semana passada, entrou em vigor uma taxa de 50% à Índia, anunciada dias antes, por comprar petróleo da Rússia.

“O que está em jogo aqui são questões internas dos Estados Unidos, e o Brasil está sendo usado como uma espécie de moeda de troca no cenário político americano”, acrescentou o ditador russo nesta quarta-feira.

fonte

Verifique também

Veja fotos do desfile militar da China que reuniu os ditadores Xi, Putin e Kim

A China exibiu nesta quarta-feira (3) em Pequim, capital do país, todo o seu poderio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *