segunda-feira , 1 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

PT critica em nota “ameaças” do governo de Donald Trump contra a Venezuela

Em nota assinada pelo secretário nacional de Relações Internacionais do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), o partido criticou o movimento do governo do presidente republicano contra a Venezuela e reafirmou o apoio aos princípios da política externa brasileira em defesa da soberania.

“Não aceitamos ameaças, nem tão pouco atos violentos contra a Venezuela. Nossa região quer permanecer um exemplo ao mundo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas”, afirmou a nota. “Não precisamos de intervenções autoritárias, alheias ao continente, para superarmos nossos desafios”, acrescentou.

Costa disse ainda que a solução dos problemas que enfrentam os países da América do Sul precisa ser realizada por meio da diplomacia. “Neste momento, é imperativo que prevaleça a serenidade (…). Ameaças e atos violentos desrespeitam a nossa tradição do diálogo e da construção de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul”, escreveu.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Governo Trump alega que movimentação busca combater cartéis de drogas

Frota reforçada

Neste sábado, um novo navio, projetado para a defesa aérea e capaz de atacar com mísseis de longo alcance, atracou no Canal do Panamá, vindo do oceano Pacífico. A embarcação se soma às outras sete que foram deslocadas para a região. Quatro mil e quinhentos marinheiros e fuzileiros navais estão a bordo dos navios. Um submarino de ataque rápido movido à energia nuclear também foi enviado.

Um dos chefes de gabinete de Trump, Stephen Miller, afirmou na sexta-feira (29), que o objetivo é desmantelar cartéis e facções terroristas estrangeiras no hemisfério sul. Desde o início do novo mandato, o presidente Donald Trump disse que combater os cartéis de drogas é um objetivo central do governo.

Continua depois da publicidade

O regime de Nicolás Maduro é considerado por Washington um cartel narcoterrorista, com o presidente venezuelano acusado de ser o chefe da organização criminosa. O governo americano colocou uma recompensa pela captura de Maduro no valor de US$ 50 milhões.

Já o governo venezuelano aumentou o patrulhamento na fronteira com a Colômbia para combater o narcotráfico.

Internamente, Maduro tenta explorar o episódio para aumentar o apoio. Ele mobilizou as Forças Armadas, passou a percorrer bases militares e convocou a população para aderir às milícias aliadas do regime.

fonte

Verifique também

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e fala de perdas de estatais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou a postura dos Estados Unidos em relação às …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *