segunda-feira , 1 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

PT critica aproximação de navios dos EUA e diz que não aceita ameaças contra a Venezuela

Em nota assinada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), o Partido dos Trabalhadores criticou o movimento do presidente Donald Trump contra a Venezuela e reafirmou o apoio aos princípios diplomáticos da política externa brasileira em defesa da soberania. No sábado (30), o governo americano enviou mais um navio de guerra para a região, indicando o risco de uma possível intervenção no país e aumentando a pressão para cima do ditador Nicolás Maduro.

“Não aceitamos ameaças, nem tão pouco atos violentos contra a Venezuela. Nossa região quer permanecer um exemplo ao mundo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas. Não precisamos de intervenções autoritárias, alheias ao continente, para superarmos nossos desafios”, diz a nota divulgada por Costa, que também é secretário nacional de Relações Internacionais do PT.

“Neste momento, é imperativo que prevaleça a serenidade. Ameaças e atos violentos desrespeitam a nossa tradição do diálogo e da construção de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul”, segue a nota do senador.

Stephen Miller, que é chefe de gabinete de Donald Trump, declarou na sexta-feira (29) que o objetivo das ações militares dos Estados Unidos contra a Venezuela no mar do sul do Caribe é desmantelar cartéis e facções terroristas estrangeiras no hemisfério sul.

No sábado, uma nova embarcação projetada para a defesa aérea e capaz de soltar mísseis de longo alcance atracou no Canal do Panamá, vinda do oceano Pacífico. O navio se soma aos outros sete já deslocados para a região. Um submarino de ataque rápido movido à energia nuclear também foi enviado para o mar do sul do Caribe. Cerca de 4.500 marinheiros estão a bordo das embarcações americanas.

VEJA TAMBÉM:

fonte

Verifique também

EUA investigam empresa de câmeras suspeitas de laço com Partido Comunista Chinês

O governo da Flórida iniciou uma investigação contra a fabricante de câmeras de segurança Lorex, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *