terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Projeto propõe dedução de despesas com pet no IR entra em tramitação na Câmara

O deputado federal Rodrigo Gambale (Podemos-SP) apresentou nesta quinta-feira (31) um projeto de lei que inclui despesas com animais de estimação entre as deduções permitidas no Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

Segundo o parlamentar, a medida pretende aliviar os custos com cuidados veterinários e incentivar a posse responsável de pets, especialmente entre famílias de menor renda. A proposta considera o crescente número de animais domésticos nos lares brasileiros e os vínculos afetivos estabelecidos entre humanos e seus pets.

“O estímulo à adoção, à posse responsável e aos cuidados veterinários por meio do benefício tributário proposto não é somente uma política de proteção animal, mas também uma medida de saúde pública”, afirma Gambale na justificativa do projeto.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

A proposta prevê que gastos com alimentação adequada, abrigo, vacinação e consultas veterinárias possam ser abatidos do IR, nos mesmos moldes de outras despesas médicas. O objetivo é reduzir o abandono de animais motivado por dificuldades econômicas e garantir condições mínimas de bem-estar.

Além do impacto no orçamento familiar, o deputado também destaca os efeitos positivos da medida para a saúde pública. Segundo ele, o cuidado preventivo com pets pode reduzir a incidência de zoonoses, como raiva, leptospirose, toxoplasmose e leishmaniose, doenças que têm alto custo para o sistema público de saúde.

O projeto ainda precisa ser analisado pelas comissões temáticas da Câmara dos Deputados antes de seguir para votação em plenário.

fonte

Verifique também

CPMI do INSS começa com governistas mirando Bolsonaro e oposição, irmão de Lula

Deputados da base do governo foram chamado ao Palácio do Planalto para uma reunião com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *