sábado , 17 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Presidente do Equador diz ter sido alvo de tentativa de envenenamento com chocolate

O presidente do Equador, Daniel Noboa, afirmou nesta quinta-feira (23) que foi alvo de uma tentativa de envenenamento por meio de alimentos contaminados. Segundo ele, exames identificaram três substâncias químicas em alta concentração em uma marmelada e em chocolates recebidos de presente durante um evento público.

“Apresentamos a denúncia, as provas e a concentração dos compostos químicos. É impossível que não tenha sido intencional”, declarou Noboa em entrevista à CNN Internacional. O presidente, contudo, não revelou quais substâncias foram encontradas, nem se chegou a consumir os produtos.

A denúncia foi formalizada pelo órgão militar responsável pela segurança presidencial e encaminhada ao Ministério Público, que abriu uma investigação para apurar o caso.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Essa é a segunda vez neste mês que o governo equatoriano aponta uma suposta tentativa de atentado contra Noboa. No início de outubro, sem apresentar provas, autoridades afirmaram que o carro em que o presidente viajava teria sido atingido por disparos durante protestos indígenas.

As tensões políticas no país aumentaram nas últimas semanas, após a revogação dos subsídios ao diesel, medida que provocou forte reação de movimentos sociais e organizações indígenas.

Noboa tem sido alvo de manifestações em várias regiões e chegou a enfrentar pessoalmente grupos de manifestantes, em deslocamentos criticados por analistas como arriscados e politicamente calculados.

Continua depois da publicidade

As denúncias de ataques e ameaças também ocorrem às vésperas de uma consulta popular marcada para 16 de novembro, com a qual o presidente busca legitimar politicamente seu governo e abrir caminho para uma Assembleia Constituinte.

“Ninguém quer que joguem um coquetel molotov, nem que o envenenem com um chocolate, nem que atirem pedras”, afirmou Noboa, reforçando que seguirá participando de eventos públicos.

fonte

Verifique também

Gilmar Mendes nega habeas corpus com pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um habeas corpus apresentado em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *