EDUARDA FERNANDES
DO REPÓRTERMT
A Prefeitura de Várzea Grande informou, hoje (19), que está em tratativas internas para elaborar um cronograma de pagamento da dívida com a empresa Locar Saneamento Ambiental, responsável pela coleta de lixo no município. A medida ocorre após a concessionária suspender os serviços por falta de repasses, que somam R$ 12,4 milhões.
Em nota, a administração municipal afirmou que as equipes técnica e financeira trabalham para regularizar as pendências e que, até esta sexta, deve haver uma posição mais concreta sobre o calendário de pagamentos e a possibilidade de realização do primeiro repasse à empresa.
A prefeitura afirmou que mantém diálogo com a empresa e que busca uma solução “dentro da legalidade e da capacidade financeira do município”, com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços essenciais.
A Locar, por sua vez, informa que não houve nenhuma tentativa de contato por parte da prefeitura até o momento.
Leia mais – Locar suspende coleta de lixo em Várzea Grande por dívida de R$ 12,4 milhões
A coleta de lixo foi suspensa nessa quinta-feira (18), depois que a Locar alegou atraso de quase seis meses nos pagamentos, referentes aos serviços prestados em dezembro de 2024 e nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2025. Segundo a empresa, os custos vinham sendo arcados exclusivamente pela concessionária, o que tornou a operação insustentável.
A Locar também informou que enviou 18 ofícios à prefeitura desde outubro cobrando a regularização dos débitos, sem obter resposta formal até a decisão de paralisar os serviços.
Leia na íntegra abaixo:
A Prefeitura de Várzea Grande informa que já está em tratativas internas para equalizar as pendências financeiras relacionadas à empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos no município.
A administração municipal esclarece que a equipe técnica e financeira está empenhada em buscar uma solução para a regularização dos pagamentos e que, até esta sexta-feira (19), deverá haver uma posição mais concreta sobre o cronograma e a possibilidade de realização do primeiro repasse à empresa.
O Município reforça que mantém diálogo com a prestadora de serviços e trabalha de forma responsável para resolver a situação o mais breve possível, garantindo a continuidade dos serviços essenciais à população, dentro da legalidade e da capacidade financeira do município.
A Prefeitura de Várzea Grande seguirá informando a população e os órgãos de imprensa sobre qualquer atualização relacionada ao tema.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
