KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
A partir desta semana, unidades de saúde públicas de Cuiabá começaram a distribuir e inserir o dispositivo contraceptivo subdérmico de etonogestrel 68 mg, mais conhecido como Implanon. O método anticoncepcional é um dos mais seguros disponíveis, com 99,95% de eficácia, e custa entre R$ 2 mil e R$ 4 mil para ser implantado na rede privada.
O medicamento é concedido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e estará disponível gradativamente em todos os postos de atenção primária, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). A previsão da prefeitura é que, até dezembro, todos os médicos e enfermeiros das unidades estejam capacitados e que os centros de atendimento de todos os bairros estejam disponibilizando e realizando a implantação do chip.
Leia mais – Prefeitura de Cuiabá passa a aplicar chip anticoncepcional grátis em postos de saúde
Os atendimentos são realizados mediante agendamento e definição de prioridade. O implante está disponível para as mulheres em idade fértil, entre 14 e 49 anos. A implantação tem prioridade para mulheres em situação de vulnerabilidade, como vítimas de violência, em situação de rua, usuárias de entorpecentes, profissionais do sexo e adolescentes.
Neste momento, apenas as seguintes USFs realizam a inserção do implante: unidades dos bairros Santa Isabel, Despraiado, Cidade Alta, Ribeirão da Ponte, Ribeirão do Lipa, Coxipó do Ouro, Terra Nova, Eldorado, Jardim Imperial, Ilza Terezinha Picolli, Jardim Industriário, Parque Ohara, São Gonçalo, Nico Baracat 1, Nico Baracat 2, Parque Cuiabá 1, Parque Cuiabá 3, Pedra 90 1, Pedra 90 IV, Fortaleza, Coxipó 1 e Passaredo.
Leia mais – Chip anticoncepcional grátis será implantado em pacientes de 14 a 49 anos em Cuiabá
Vale lembrar que os atendimentos são organizados por região. Ou seja, pacientes devem procurar a unidade de saúde do próprio bairro e não outras localidades. Moradoras de regiões onde as unidades ainda não oferecem o implante deverão aguardar a disponibilidade do método. Isso ocorre porque a capacitação de médicos e enfermeiros está sendo realizada de forma gradual, para que nenhuma unidade fique desassistida.
Veja vídeo:
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
