quarta-feira , 3 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

PRD expulsa Fernando Collor após STF determinar prisão de ex-presidente

O Partido da Renovação Democrática (PRD) anunciou o desligamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello após a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele iniciasse o cumprimento de pena em regime fechado. A legenda afirmou ter identificado a filiação do ex-senador somente após a decisão judicial.

Em nota, o PRD comunicou o cancelamento imediato da filiação de Collor com base no artigo 15 da Constituição Federal, que prevê a suspensão dos direitos políticos em casos de condenação criminal com sentença transitada em julgado. A medida é automática e não depende de deliberação partidária.

Collor foi condenado a oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um caso derivado da Operação Lava Jato. Segundo a denúncia aceita pelo STF, o ex-presidente recebeu ao menos R$ 20 milhões em propina por meio de contratos firmados entre a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e a construtora UTC.

Ele disputou o governo de Alagoas nas eleições de 2022, pelo então PTB, partido que foi posteriormente incorporado ao PRD. A fusão partidária foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral no início deste ano.

A ordem de prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes após a rejeição dos últimos recursos da defesa. A execução da pena foi determinada com base na jurisprudência da Corte que autoriza o início do cumprimento imediato da sentença, mesmo antes da publicação definitiva, quando configurado o uso de recursos com efeito meramente protelatório.

fonte

Verifique também

Defesa de Bolsonaro fala hoje no STF em ação sobre tentativa de golpe de Estado

Os advogados de Jair Bolsonaro (PL) apresentam nesta quarta-feira (3) sua sustentação oral no julgamento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *