quarta-feira , 27 agosto 2025
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Porto em Santa Catarina mira liderança na América Latina com expansão bilionária

O porto Itapoá, em Santa Catarina, inicia uma nova etapa de expansão com estimativa de investimentos que giram em torno de R$ 500 milhões. As obras devem ocorrer ao longo dos próximos 12 meses. O projeto amplia de forma contínua a estrutura do terminal, com a ambição de posicionar Itapoá entre os quatro maiores portos do Brasil.

Até 2033, o plano mira alcançar a liderança sul-americana em eficiência e capacidade operacional. Localizado na Baía da Babitonga, o Porto Itapoá tem um pátio de 455 mil metros quadrados, com capacidade estática de 31 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e capacidade de movimentar até 1,8 milhão de TEUs por ano.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, Felipe Fioravanti Kaufmann, explica que, nesta nova fase, o porto vai ampliar a infraestrutura para atender à crescente demanda, tanto no cenário nacional quanto internacional. “A expansão incluirá 120 mil m² adicionais ao pátio. Além disso, estão previstas novas aquisições de equipamentos de alta tecnologia, que prometem elevar a eficiência e a sustentabilidade do terminal”, diz o diretor.

Entre os novos investimentos, destaca-se a aquisição de mais um portêiner — equipamento essencial para a movimentação de contêineres em navios de grande porte —, o oitavo da frota de Itapoá. “Em agosto deste ano consolidamos a estrutura de funcionamento completo do sétimo portêiner e já tivemos um incremento de 15% de produtividade”, relata Kaufmann.

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Pacote de modernização do porto Itapoá

O porto Itapoá deve ampliar o cais em mais 400 metros, somando 1,2 mil metros de comprimento. A nova estrutura vai permitir a atracação simultânea de três navios de grande porte. Felipe Kaufmann explica que a ampliação está licenciada pelo Ibama e que a obra deve seguir um cronograma estratégico.

O porto Itapoá vai adquirir 12 RTGs (guindastes sobre pneus) operados por controle remoto como parte do pacote de modernizações. Atualmente, o porto conta com 10 RTGs controlados remotamente, sendo o primeiro terminal portuário da América do Sul a contar com essa tecnologia.

Porto Itapoá registra aumento de 33% na movimentação de contêineres no primeiro semestre de 2025.Porto Itapoá registra aumento de 33% na movimentação de contêineres no primeiro semestre de 2025. (Foto: Oswaldo Rodaski Neto/Porto Itapoá)

“Estes guindastes são híbridos o que, além de reduzir o consumo de combustível, também diminui as emissões de carbono”, completa Kaufmann. O terminal conta ainda com outros 17 RTGs convencionais.

O porto Itapoá também vai adquirir nove unidades do equipamento terminal tractor (TT), caminhão utilizado para movimentar contêineres no pátio e no cais. Hoje, o Terminal opera com 49 TTs, sendo 20 elétricos — a maior frota do Brasil nessa categoria. “O porto Itapoá carrega esses TTs com energia 100% renovável, em alinhamento com sua política de sustentabilidade”, afirma o diretor.

A ampliação inclui cerca de mil novas tomadas refrigeradas, totalizando 4.038 pontos para contêineres reefers, consolidando Itapoá como o terminal com o maior número de tomadas reefer em Santa Catarina e o segundo maior do Brasil. Outra importante aquisição anunciada é um novo scanner de última geração. O porto Itapoá já conta com dois scanners, equipamentos fundamentais para a segurança da circulação de cargas.

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Obras concluídas somam R$ 815 milhões em investimentos no Porto Itapoá

Em abril, o porto Itapoá inaugurou o novo pátio, com mais 200 mil m², contemplando o armazém de 8 mil m², um aporte de R$ 815 milhões em obras no terminal. Com essa ampliação, a estrutura portuária passou operar um dos maiores pátios de contêineres do Brasil, com 455 mil m². Também fizeram parte destes investimentos a aquisição de grandes equipamentos.

Em setembro de 2024, o Ibama concedeu a licença de instalação para obra de dragagem no canal de acesso aquaviário da Baía da Babitonga. O governo catarinense realizou a licitação em março deste ano e abriu os envelopes dos concorrentes no mês passado. Agora está em curso a fase de recursos das concorrentes.

O projeto de dragagem vai aumentar a profundidade do canal externo de 14 metros para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. A contratação da empresa responsável pela execução da obra está estimada em R$ 300 milhões.

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Desempenho do porto Itapoá se destaca no cenário nacional

O porto Itapoá movimentou mais de 73 mil contêineres e operou cerca de 60 navios em julho, alcançando a segunda maior marca mensal do ano. O desempenho mantém a média de aproximadamente 72 mil contêineres por mês em 2025 e reforça a consistência do terminal em volumes operacionais elevados.

De janeiro a julho, o porto Itapoá movimentou cerca de 500 mil contêineres, o que representa um crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2024. O número de navios operados também subiu 17% no comparativo anual.

O crescimento do porto Itapoá também se reflete no ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que divulgou os dados consolidados do setor referentes ao período de janeiro a maio de 2025. No levantamento, o porto Itapoá aparece como o terceiro maior movimentador de contêineres do Brasil, atrás dos complexos portuários de Santos (SP) e de Paranaguá (PR).

Na comparação com o mesmo período de 2024, o terminal catarinense registrou um crescimento de 32,5%, desempenho muito acima da média nacional, que foi de 8,35%. Além dos recordes nos volumes de contêineres, o mês de julho — às vésperas da aplicação do tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil — marcou a maior movimentação mensal da história nos gates do porto Itapoá. Foram mais de 57 mil transações, uma média diária de cerca de 1.860 movimentações.

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