segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Por que o governo recuou em parte das medidas sobre o IOF; ouça o podcast

– Podcast 15 Minutos fala sobre o polêmico aumento do IOF, anunciado pelo governo Lula

*) Na última quinta-feira (22), o governo Lula anunciou a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), para cumprir as metas fiscais deste ano. O impacto esperado era de R$ 20 bilhões na arrecadação. Para 2026, a estimativa era arrecadar R$ 41 bilhões.

Acontece que, dada a repercussão altamente negativa de uma elevação de imposto, o governo teve que recuar. Uma das principais mudanças foi a retirada da tributação sobre transferências relativas a aplicações de fundos no exterior. O decreto fixava a alíquota de 3,5% para essas operações. Agora, a alíquota zero volta a vigorar.

Outro detalhe: segundo publicou a Gazeta do Povo, o plano do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, era aumentar a arrecadação com o tributo em 60%. Mesmo com o recuo em parte do pacote, o avanço nas receitas ainda pode passar de 50%.

Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o polêmico aumento do IOF, anunciado pelo governo Lula. O convidado para falar do assunto é o editor de Economia e colunista da Gazeta do Povo, Fernando Jasper. 

VEJA TAMBÉM:

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *